IMAGENS E SINAIS: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
Ensino de História; Língua de Sinais; Imagens sinalizadas; Atendimento Educacional Especializado.
O presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva para o ensino de História, aos alunos surdos, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru, no estado da Bahia. Para tanto, a pesquisa baseia-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado de entrevistas semiestruturadas e conversas informais com os participantes. Para a análise dos dados, são utilizadas as narrativas colhidas durante cada entrevista, a partir das quais é possível inferir a importância da participação das famílias na aprendizagem visual dos alunos surdos, a necessidade e relevância de formação continuada para os docentes em História. Dessa forma, concluiu-se que as imagens (gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são um veículo relevante para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usado em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem acerca de um passado.