Banca de DEFESA: ANTONIO ANDERSON BRITO DO NASCIMENTO

DISCENTE : ANTONIO ANDERSON BRITO DO NASCIMENTO
DATA : 27/04/2023
LOCAL: UFERSA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ – RN.

Formação de professores. Curso de Pedagogia. Currículo. Professor polivalente. Docência polivalente.

Esta pesquisa, inserida na discussão erguida nacionalmente por pesquisadores, associações, entidades representativas da área educacional e faculdades, centros e departamentos de educação ao longo do tempo sobre o curso de Pedagogia no Brasil e a formação de professores da Educação Básica, tematizou a formação de professores polivalentes. Delimitou-se para o estudo da formação e, também, da docência, na perspectiva da polivalência, de professores da escola pública. Como problema de pesquisa, ressaltou: quais as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes? Pontificou, como objetivo central, refletir sobre as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, acerca da formação de professores polivalentes. No que toca aos objetivos específicos, demarcaram-se: (a) descrever as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas, no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes; (b) pensar sobre a docência de professores polivalentes de escolas públicas do Município de Mossoró – RN, licenciados em Pedagogia pela UERN, Campus Central; e (c) analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN, ano de 2012, Campus Central, acerca da formação de professores polivalentes. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, tipificando-se como um estudo de caso. Além disso, ancorou-se no levantamento bibliográfico, bem como na análise documental do PPC (2012) do curso de Pedagogia da UERN, campus central. Ademais, como técnica de construção de dados, optou-se também por realizar entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (um de cada ano), atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, os quais são egressos do curso de Pedagogia da UERN. A investigação se fundamentou, centralmente, em autores de base crítica que, no decurso do tempo, têm investigado a formação de professores polivalentes, o curso de Pedagogia no Brasil e a docência polivalente, a saber: Scheibe (2007), Tardif (2008), Cruz (2012), Fiorin e Ferreira (2013), Pimenta et al. (2017), Gonçalves (2017), Medeiros, Araújo e Santos (2021), Libâneo et al. (2022), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacou-se a análise textual discursiva. Concluiu-se que, apesar da formação inicial na licenciatura se configurar como um espaço singular de profissionalização docente, também deixou lacunas na formação destinada à atuação na gestão escolar, nos espaços não escolares e na Educação de Jovens e Adultos. No contexto da UERN, campus central, a partir da percepção dos sujeitos da pesquisa, entendeu-se que a ênfase dos processos formativos no curso de Pedagogia deu-se na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, apesar da ênfase dada à formação docente para atuação nesses níveis de ensino, refletiu-se que, em virtude do curso vislumbrar um perfil docente com caráter generalista para atuação na Educação Básica, há limites na docência na perspectiva da polivalência, dentre eles, a ausência de conhecimentos específicos e pedagógicos acerca do trabalho com as disciplinas lecionadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externa à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN