Banca de QUALIFICAÇÃO: THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA

DISCENTE : THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA
DATA : 17/04/2023
LOCAL: Google meet

ENTRE CURRÍCULO(S) E SONS: UM ESTUDO SOBRE A LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN

Licenciatura em Música. Ensino de Música. Formação Inicial de Professores

O estudo foca-se para a formação inicial de professores na Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com enfoque para os docentes que atuam em escolas públicas do Município de Mossoró – RN. Como problema de pesquisa, destaca: Como vem se desenvolvendo o processo curricular de formação inicial de professores na Licenciatura em Música da UERN? Outras inquietações seguem como questões norteadoras, são elas: a) Como está organizada a proposta oficial curricular da Licenciatura em Música da UERN? b) O que se propõe de formação pedagógica no currículo da Licenciatura em Música da UERN? E c) O currículo da Licenciatura em Música da UERN, na perspectiva de docentes de escolas públicas, está em sintonia com a realidade do ensino de Música na Educação Básica? Em relação ao objetivo geral, o definimos como analisar o processo curricular de formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Música da UERN. Seguindo esse raciocínio, elencamos como objetivos específicos: a) Conhecer a proposta oficial curricular da Licenciatura em Música da UERN; b) Evidenciar o que se propõe de formação pedagógica no currículo oficial da Licenciatura em Música da UERN; e c) Pensar se o currículo do curso de Licenciatura em Música da UERN, na perspectiva de docentes de escolas públicas, está em sintonia com a realidade do ensino de Música na Educação Básica. Sobre o caminho metodológico a ser percorrido, caracterizamos o estudo como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Nesse lastro, pretendemos fazer uma análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Música da UERN, bem como buscaremos pensar o percurso formativo no curso por meio de entrevistas semiestruturadas com dois egressos que estão atuando na Educação Básica no Município de Mossoró, Rio Grande do Norte.

Externo à Instituição - Sebastião Silva Soares
Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS