POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LARISSA MIRELLE DE SOUZA PAIVA

DISCENTE : LARISSA MIRELLE DE SOUZA PAIVA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Google meet

ENSINO INCLUSIVO: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN.

Ensino Inclusivo. Escola Pública. Atendimento Educacional Especializado. Ensino de Língua Inglesa. Narrativas (Auto) Biográficas.

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere-se a um estudo sobre o ensino inclusivo em escolas públicas da Educação Básica do Município de Caraúbas – RN. Como problema investigativo, ressalta: como se desenvolve o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes? Em termos de objetivos da pesquisa, apresenta-se como objetivo geral, pensar sobre o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes. No que condiz aos objetivos específicos da investigação, elencam-se: a) identificar quais as estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com deficiência, tomando como referência escolas públicas do Município de Caraúbas - RN; b) conhecer, por meio de narrativas (auto) biográficas de docentes, práticas pedagógicas de Língua Inglesa desenvolvidas com alunos com deficiência de escolas públicas do Município de Caraúbas – RN; e c) evidenciar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribui para a educação inclusiva em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico. Como técnica para a produção dos dados, utilizou-se da entrevista reflexiva. Os participantes da pesquisa se referem a dois professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no ensino de Língua Inglesa e dois docentes que atuam no AEE de duas escolas (uma municipal e outra da esfera estadual) de Caraúbas – RN. O referencial teórico que fundamentou o estudo corresponde, principalmente, a autores que versam sobre a Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, dentre eles, referenciamos: Mazzotta e Sousa (2000), Mantoan (2003), Castro (2009), Sega (2012), Laplane (2014), Mariussi, Gisi e Eyng (2016), entre outros. Como considerações, ressaltam-se: há um conjunto de estratégias pedagógico-curriculares que fundamentam as ações educativas no contexto do ensino inclusivo nas escolas investigadas, citamos algumas: o trabalho coletivo e colaborativo entre os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e os docentes que atuam no AEE nas escolas; o uso de recursos tecnológicos que auxiliam nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência; o desenvolvimento de atividades focadas na promoção da inclusão nas instituições, como a construção de projetos educativos sobre temas específicos que envolvem a comunidade escolar. A parceria entre os docentes e o AEE de cada instituição é essencial para que o ensino inclusivo se materialize nos anos finais do Ensino Fundamental. Os docentes narraram, ainda, que há a necessidade de ampliar os investimentos acerca do AEE, bem como na formação continuada dos professores do referido nível de ensino e perspectivar meios para que as famílias dos estudantes com deficiência participem mais das ações educativas nas escolas públicas.

Externa à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS