Experiências PIBIC e PIBID a partir da lei 10.639/03: os desafios de uma educação étnico-racial na escola
Lei 10.639/2003; PIBIC; PIBID; Educação Étnico-Racial; Escola
Este estudo tem como objetivo refletir a importância da Lei 10.639/03 e os desafios de uma educação étnico-racial na escola, tomando como campo de análise experiências no PIBIC e PIBID no curso de Ciências Sociais da UERN. No nosso debate sobre a Lei 10.639/03, a apresentamos enquanto um caminho para uma educação anti-racista no Brasil. Fazemos ainda uma abordagem sobre a interpretação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto escolar. Por fim, fazemos uma reflexão sobre nossas experiências com o PIBIC e o PIBID, e os desafios da formação docente para uma educação étnico-racial. Tomamos também como base dados das pesquisas que participamos, que consideramos relevantes para o debate do tema. Na metodologia, aplicamos questionário com os atuais bolsistas e voluntários do PIBID, e realizamos uma entrevista com a professora de Sociologia coordenadora do programa na escola em que a mesma atua, que também fez parte do PIBID quando foi aluna do Ciências Sociais. Concluímos que a lei 10.639/03, pode contribuir efetivamente para uma educação anti-racista na escola, assim como a ausência dela evidencia uma necessidade de debates que influenciam e constroem positivamente a identidade do povo negro. E que os programas formativos são colaboradores em potencial deste processo.