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Banca de DEFESA: ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ
DATA : 23/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/
TÍTULO:

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS LICENCIADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) SOBRE SUA FORMAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores de Química; Modalidade EaD; Percepção dos licenciados.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A partir do avanço tecnológico e industrial que vem transformando e aperfeiçoando todas as áreas de trabalho no mundo, torna-se constante a oferta e a procura de produtos que o mesmo pode nos beneficiar, seja acadêmico ou profissional. Pensando nisso, surge a oportunidade que a modalidade de ensino por meio da Educação a Distância (EaD) pode promover às pessoas que não têm a disponibilidade de tempo e deslocamento para realização profissional de um curso superior presencial (Alves, 2011). O presente trabalho aborda uma análise sobre a formação inicial de profissionais licenciados por meio do curso de Química na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, com enfoque na percepção e perspectiva dos licenciados sobre a formação por meio desse curso. Esse trabalho tem por objetivo a investigação de aspectos da formação destes licenciados, na qual buscou-se a construção de dados primários sobre a realidade e experiências vividas por eles com relação ao curso. A pesquisa traz em sua metodologia uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo, na qual é realizada em três etapas: Na primeira, foi feita a fundamentação de um estado da arte, na qual foram pesquisadas e analisadas vinte e oito produções que abordam a temática da formação de professores de Química na modalidade EaD. Na segunda etapa, foram analisados os documentos oficiais que regem sobre a modalidade EaD do curso de Química da UFERSA, abordando aspectos da sua formação e modalidade. Por fim, a terceira etapa se organiza a partir do processo de produção, aplicação e análise de um questionário com doze perguntas abertas e fechadas sobre o caminho acadêmico vivenciado por eles em relação ao curso. Os questionários foram aplicados por meio do google formulários, onde dezoito licenciados responderam de maneira voluntária, concordando com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os dados foram tabulados e em seguida analisados conforme a técnica de análise estatística e de conteúdo de Bardin (2016). Os instrumentos de análise e interpretação de dados utilizados foram a partir da análise de conteúdo de dados primários, aos quais consistem em uma pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados. Através da realização das três etapas que conferem o trabalho, foi possível perceber: a partir da análise das produções do estado da arte, houve o predomínio de pesquisas com abordagem qualitativa, deixando lacunas em relação a problematizações em termos de pesquisa exploratória. Posteriormente, na análise dos documentos oficiais da instituição, também como as respostas dos questionários foi possível compreender o seu funcionamento, desafios e perspectivas encontradas durante a realização do curso, mostrando ser condizente com as normas e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs). Dessa maneira, possuindo uma estrutura adequada para atender as necessidades dos alunos e consolidar a formação profissional docente. Ainda de acordo com o material analisado, foi possível conhecer o perfil de alunos do curso EaD e compreender os benefícios proporcionados aos licenciados que não dispõem de tempo e locomoção para realização de um curso na modalidade presencial. Esses fatos intensificam e apontam para uma constante preocupação e o requerimentos de investimentos para melhorar cada vez mais o suporte institucional para com os alunos. É importante compreender que além dos fatores profissionais, faz-se necessário considerar o fator social em que o aluno está inserido, podendo influenciar nas demandas acadêmicas e sobre o olhar para a instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA - IFRN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN
Externa à Instituição - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 07:37
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