POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLY THICIANE DOS SANTOS ANDRADE

DISCENTE : GABRIELLY THICIANE DOS SANTOS ANDRADE
DATA : 22/12/2022
LOCAL: UFERSA campus Caraúbas/RN

A MODALIDADE ARGUMENTATIVA POLÊMICA NA ESCOLA: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA O ENSINO.

Modalidades argumentativas; Modalidade polêmica; Ensino da argumentação.

Este trabalho consiste em mostrar um relato-síntese de um questionário aplicado com professores e professoras de Língua Portuguesa de escolas públicas estaduais da rede de ensino do Rio Grande do Norte, atuantes no ensino médio, na cidade de Mossoró/RN. Com o objetivo geral, buscamos compreender o funcionamento do trabalho pedagógico com a modalidade argumentativa polêmica na escola, visando promover reflexões e apontamentos para o ensino da argumentação. Assim, com os objetivos específicos, visamos identificar concepções de professores de língua portuguesa acerca da polêmica no ensino da argumentação, analisar como professores de língua portuguesa promovem o ensino da argumentação no ensino médio, focalizando o trabalho com a modalidade polêmica, bem como elaborar uma proposta pedagógica para o ensino da modalidade argumentativa polêmica na escola. O aporte teórico fundamental desta pesquisa está centrado nos estudos da Abordagem da Argumentação no Discurso, propostos por Ruth Amossy (2014, 2017[2014]), Cavalcante et al (2019), dentre outros, por refletirem sobre as modalidades argumentativas, assim como a modalidade argumentativa polêmica presente na sociedade. A proposta metodológica deste trabalho constitui-se de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com fonte de informação primária, além do cunho exploratório e descritivo, com base nos procedimentos técnicos de estudo de caso. O corpus foi constituído por um questionário contendo 15 perguntas, divididas em blocos de acordo com os objetivos específicos. Espera-se com as análises do questionário, constatar como o docente entrevistado procede o ensino da argumentação a ponto de contemplar as modalidades argumentativas. Partimos da ideia de que o ensino da argumentação é explorado pelo docente como recomendam os documentos oficiais de Língua Portuguesa, no entanto, acreditamos ainda que o ensino da argumentação não se estenda à modalidade argumentativa polêmica na escola, o que nos leva a sugerir uma cartilha sobre o trabalho com a polêmica na escola.

Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO - UFRN