POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JAFE RIBEIRO DE FIGUEIREDO FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAFE RIBEIRO DE FIGUEIREDO FILHO
DATA : 21/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação/UERN/Campus Central
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOCENTE NA ATUAÇÃO DA POLÍTICA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA EM PERÍODO PANDÊMICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Base Nacional Comum Curricular. Abordagem do Ciclo de Políticas. Teoria de Atuação. Política de Currículo. Percepção Docente.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Este estudo parte do objetivo de analisar a percepção de docentes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana ao atuarem na Base Nacional Comum
Curricular em período pandêmico. Com vistas a atingir este propósito, perpassamos alguns objetivos específicos, a saber: analisar os decretos normativos estaduais referentes ao combate da Covid-19; investigar a percepção das implicações dos decretos normativos no contexto da prática da escola por parte de docentes; e analisar as percepções dos docentes no andamento das discussões curriculares da Base Nacional Comum Curricular no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana face à pandemia de Covid-19. Ciente da complexidade da pesquisa científica que parte de um contexto social, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório em que analisamos documentos oficiais como a LDB/96 e DCNs, entre outros, de forma a percorrer o caminho trilhado pela ideia de uma Base Nacional até a homologação de seu texto final. Também analisamos os Decretos emitidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte relacionados ao combate da COVID-19, de forma a evidenciar o intercurso pandêmico vivido no ínterim da pesquisa e também a implicação desses no contexto da prática dos professores no locus da pesquisa. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de analisar as falas dos professores, evidenciando suas percepções ao atuarem na Base. A partir de uma leitura de Ball (AVELAR, 2016), rejeitamos a ideia de que políticas são implementadas e, dentro da Abordagem do Ciclo de Políticas, permitimos-nos compreender os processos formadores da política a partir de contextos não estáticos. Apropriamos-nos das contribuições da teoria da atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016) na tentativa de escapar da noção linear de uma política escrita por um e implementada por outro, para avançar em direção à noção de atuação, um processo criativo que decodifica, recodifica e ressignifica os textos prescritos. Dado que a Base trata-se de uma política de currículo que intenta signifixar sentidos, recorremos a Lopes (1999) e a Macedo (2009) para problematizar a política no campo curricular, indo além do caráter estadocêntrico, de forma a evidenciar os embates políticos no contexto da prática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 630.231.304-00 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN
Externa à Instituição - PATRICIA CRISTINA ARAUJO ARAGAO - UEPB
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 07:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02