PERCEPÇÃO DOCENTE NA ATUAÇÃO DA POLÍTICA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA EM PERÍODO PANDÊMICO.
Base Nacional Comum Curricular. Abordagem do Ciclo de Políticas. Teoria de Atuação. Política de Currículo. Percepção Docente.
Este estudo parte do objetivo de analisar a percepção de docentes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana ao atuarem na Base Nacional Comum
Curricular em período pandêmico. Com vistas a atingir este propósito, perpassamos alguns objetivos específicos, a saber: analisar os decretos normativos estaduais referentes ao combate da Covid-19; investigar a percepção das implicações dos decretos normativos no contexto da prática da escola por parte de docentes; e analisar as percepções dos docentes no andamento das discussões curriculares da Base Nacional Comum Curricular no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana face à pandemia de Covid-19. Ciente da complexidade da pesquisa científica que parte de um contexto social, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório em que analisamos documentos oficiais como a LDB/96 e DCNs, entre outros, de forma a percorrer o caminho trilhado pela ideia de uma Base Nacional até a homologação de seu texto final. Também analisamos os Decretos emitidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte relacionados ao combate da COVID-19, de forma a evidenciar o intercurso pandêmico vivido no ínterim da pesquisa e também a implicação desses no contexto da prática dos professores no locus da pesquisa. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de analisar as falas dos professores, evidenciando suas percepções ao atuarem na Base. A partir de uma leitura de Ball (AVELAR, 2016), rejeitamos a ideia de que políticas são implementadas e, dentro da Abordagem do Ciclo de Políticas, permitimos-nos compreender os processos formadores da política a partir de contextos não estáticos. Apropriamos-nos das contribuições da teoria da atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016) na tentativa de escapar da noção linear de uma política escrita por um e implementada por outro, para avançar em direção à noção de atuação, um processo criativo que decodifica, recodifica e ressignifica os textos prescritos. Dado que a Base trata-se de uma política de currículo que intenta signifixar sentidos, recorremos a Lopes (1999) e a Macedo (2009) para problematizar a política no campo curricular, indo além do caráter estadocêntrico, de forma a evidenciar os embates políticos no contexto da prática.