O TEXTO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: UM JOGO DE TEMA E REMA .
Produção textual. Plano de Texto. Educação de Jovens e Adulto
O processo escolar de ensino e de aprendizagem do processo da produção textual mostra, em dados e pesquisas, que passa por grandes dificuldades no sucesso de sua execução. Diante dessa premissa, para o foco da nossa pesquisa, propomos, neste trabalho, investigar a prática de produção textual que já vem sendo executada por um professor da rede pública dos municípios de Parnamirim/RN e Monte Alegre/RN, nas turmas dos 8º e 9º anos da EJA – Educação de Jovens e Adultos e também já praticada nas séries finais do Ensino Fundamental II. Nosso foco é estudar o passo a passo dessa proposta de escrita textual, analisando sua real aplicabilidade e propondo, se for o caso, acréscimos e ou supressões que contribuam para a consciência, a proficiência e o domínio de construção e prática de produção textual na escola. Para isso, fundamentamos nossa pesquisa em Adam (2011, 2019, 2022), Koch (2007, 2010, 2011), Dionísio, Machado, Bezerra (2010), Guimarães (2009), Antunes (2007) Marcuschi (2008) Passeggi, Oliveira (2001), Santos, Riche, Teixeira (2015), Chiappini (2004), Koch e Travaglia (2012), Fonseca (2020), Silva (2015-2020) e outros que são citados no corpo textual do presente estudo. Quanto ao delineamento metodológico, este estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, debruçada sobre um esudo de caso ou análise de proposta. Logo, o resultado dessa análise será de grande importância para o fortalecimento de propostas metodológicas para produção de texto em sala de aula. (em escrita...)