A GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS RELAÇÕES DE PODER: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN?
Gestão democrática. Relações de poder. Professores. Diretores. Escola pública.
O cotidiano da gestão escolar, vinculada às relações hierárquicas estabelecidas no campo da escola pública, pode revelar traços inerentes à atuação gestora e as intencionalidades da execução do poder nesta esfera. Neste sentido, a nossa pesquisa tem o objetivo de analisar as relações de poder constituídas entre diretores e docentes nas escolas públicas do município de Mossoró/RN, considerando os fatores de produção que caracterizam a gestão escolar na educação pública. Dialogamos com um aporte teórico intencionando tecer as discussões necessárias em torno deste estudo, conforme o pensamento de Ball (2005) discutindo a inserção das práticas gerencialistas na educação como forma de exercer o poder, de Deleuze (1992) abordando a respeito dos artifícios gerados para se obter a disciplina e o controle, os quais integram-se ao campo educacional, de Foucault (2001, 2009) considerando o seu pensamento sobre o sujeito e o poder como base epistemológica, no intuito de endossar as discussões tecidas em torno dos participantes da pesquisa, e de Libâneo (2008) refletindo sobre as características de uma gestão democrática. Para tanto, realizamos uma análise documental (GIL, 2008), bem como, a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores selecionados (TRIVIÑOS, 1987). Os resultados mostram que a legislação local de Mossoró/RN, defende ideologias neoliberais no âmbito da educação, e, principalmente, para a gestão escolar da rede municipal. No tocante às entrevistas semiestruturadas, percebemos nas falas o resgate dos impasses experienciados pelos sujeitos acerca das relações de poder experienciadas no cotidiano, resgatando elementos que traduzem uma realidade encoberta e regida pelo elemento gerencial enquanto instrumento de manobra das escolas e, portanto, próprio da cultura organizacional da rede municipal de ensino mossoroense, contrapondo-se aos ideais da gestão democrática.