A Lei 10.639/03 e os desafios de uma educação étnico-racial na escola: Experiências PIBIC e PIBID no curso de Ciências Sociais da UERN.
Lei 10.639/2003; PIBIC; PIBID; Educação Étnico-Racial; Escola.
Este estudo tem como objetivo refletir a importância da Lei 10.639/03 e os desafios de uma educação étnico-racial na escola, tomando como campo de análise experiências no PIBIC e PIBID no curso de Ciências Sociais da UERN. A partir do debate da Lei 10.639/03, apresentamos esta enquanto um caminho para uma educação anti-racista no Brasil. Fazemos uma reflexão sobre a interpretação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto escolar, e, por fim, procuramos fazer uma discussão sobre o PIBID e os desafios da formação docente para uma educação étnico-racial. Tomamos como base os dados e as experiências de pesquisas, que consideramos relevantes para o debate do tema. Na metodologia, aplicamos questionário com os atuais bolsistas e voluntários do PIBID, e realizamos uma entrevista com a professora de Sociologia coordenadora do programa na escola em que o mesmo atua, que também foi do PIBID quando era aluna do Ciências Sociais.