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Banca de DEFESA: MARIA DAS DORES MESSIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS DORES MESSIAS
DATA : 02/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: IFRN
TÍTULO:

PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Perfil conceitual de força. Metodologias ativas. Unidades de aprendizagem ativa. Análise do discurso em sala de aula. Abordagens comunicativas em sala de aula.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A noção de perfil conceitual proposta por Mortimer (1995) permite ao sujeito atribuir diferentes
significados a um determinado conceito. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar a
evolução do perfil conceitual de força de alunos da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN da cidade de Mossoró/RN,
quando submetidos a uma sequência didática baseada em metodologia ativa no discurso de sala
de aula. Como ponto de partida realizamos um estado do conhecimento, a partir de dissertações
e teses - do Catalogo de Teses e Dissertações da Capes - sobre perfil conceitual de pesquisas
realizadas nas series finais do ensino fundamental, médio e superior na área do Ensino de
Ciências, em especial na área de Ensino de Física, no âmbito das pós-graduações brasileiras.
Posteriormente, realizamos a ampliação do estado do conhecimento, com um novo
levantamento, desta vez no Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Isso posto, integramos o
modelo de perfil conceitual à ferramenta da estrutura analítica do discurso idealizada por
Mortimer e Scott (2002; 2003) e aplicada por Amaral e Mortimer (2007), possibilitando para
este estudo o acompanhamento das interações e da dinâmica do perfil conceitual, apresentadas
pelos alunos participantes, a partir da avaliação de suas zonas do perfil ao longo da produção e
troca dialógica de significados do conceito em questão. A coleta de dados foi feita por meio de
questionários (pré e pós-testes) que foram categorizados de acordo com as oito zonas do perfil
conceitual de força estabelecidas por Radé (2005), anotações em diário de bordo, em virtude
das observações feitas durante as aulas, e vídeo-gravações das aulas. Estas se desdobraram em
mapas de atividades, que contribuem para a seleção e análise dos episódios de ensino. Com os
resultados alcançados, inferiremos que a proposta de ensino baseada em metodologia ativa
favoreceu as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de
aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - AGMAEL MENDONÇA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 09:44
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