As crenças de autoeficácia dos professores de música para atuarem na educação infantil em tempos de pandemia.
crenças de autoeficácia; educação musical; professores de música; educação infantil; tempos de pandemia.
Partindo das questões que permeiam a Motivação em Música, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as crenças de autoeficácia dos professores de música para atuarem na educação infantil em tempos de pandemia. E, como objetivos específicos: a) identificar as fontes de crenças de autoeficácia para atuar na educação infantil e b) compreender as crenças de autoeficácia do professor de música da educação infantil. Com o Estado da Arte (ROMANOWSKI; ENS., 2006) realizado, desvelamos trabalhos teóricos que fundamentam e contribuem para as análises e a trajetória do estudo até o presente momento, em crenças de autoeficácia (BANDURA, 1997) e Música. Realizamos uma pesquisa documental por meio de consulta de documentos que fundamentam políticas públicas educacionais, como: Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998). Para a pesquisa de campo, optamos por uma abordagem qualitativa (PACHECO, 1995), em que objetiva analisar de forma mais aprofundada a construção das crenças de autoeficácia dos docentes selecionados, para isso, teremos como público-alvo os(as) professores(as) que atuam na educação infantil no município de Mossoró/RN e que são egressos(as) do curso de licenciatura em Música da UERN. Os dados coletados foram organizados e classificados de acordo com as categorias referentes às 4 (quatro) fontes de informação, da construção das crenças de autoeficácia. Mencionamos que, para o meio científico esta pesquisa contribui para ampliar os estudos que envolvem principalmente as crenças de autoeficácia e educação musical, gerando olhares mais sensíveis para os processos que dão base à motivação de docentes para atuarem em determinados contextos e tempos, bem como possíveis reflexões para a criação de políticas públicas no contexto educacional.