POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA APARECIDA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA APARECIDA DA COSTA
DATA : 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Campus UFERSA - Caraúbas
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ NO GÊNERO DEBATE EM SALA DE AULA DE ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ORALIDADE E DA ARGUMENTAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras Chaves: Polidez. Argumentação. Debate. Ensino.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Nesta pesquisa, buscamos analisar as estratégias de polidez no gênero debate em sala de aula de alunos privados de liberdade e apresentar contribuições para o ensino da oralidade e da argumentação. Para tal, compreendemos que todo discurso apresenta argumentação independente da situação comunicativa. Diante desta premissa, consideramos que o ser humano inconscientemente, através de suas palavras, faz uso de estratégias de polidez com a finalidade de preservar ou não sua face. Deste modo, estabelecemos o seguinte objetivo para essa pesquisa: investigar que estratégias de polidez são empregadas por alunos privados de liberdade na construção da argumentação em interações desenroladas no gênero debate. Como objetivo específico, buscamos identificar as estratégias de polidez empregadas por alunos privados de liberdade no gênero debate, observar como as estratégias de polidez impactam na construção da argumentação por alunos privados de liberdade no gênero debate e elaborar e aplicar uma cartilha didática voltada para o ensino da oralidade e argumentação no gênero debate. A presente pesquisa se situa no campo da Linguística Textual e dialogamos com os seguintes autores Amossy (2020), Brown e Levinson (1978), Kerbrat-Orecchioni (2006), Aquino (2005), Goffman (1970), Marcuschi (2001; 2003), Antunes (2003); Fávero, Andrade e Aquino (2003), Ferreira (2014) dentre outros. A metodologia adotada para essa investigação é de caráter qualitativo e de natureza aplicada tomando como base os procedimentos metodológicos propostos por Paiva (2019), Tripp (2005), Gonsalves (2003) e outros autores. A análise do corpus se deterá sobre as transcrições direta do gênero debate que será coletado a partir da aplicação de uma oficina sobre debate e argumentação. Desse modo, como resultados esperados, partimos da hipótese que, os sujeitos ancorados sobre argumentação, apresentem estratégias de preservação da face positiva e negativa. Além disso, durante o desenvolvimento da oralidade, exponham estratégias argumentativas que visam defender sua face e ataque a do outro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Interna - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03