POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA
DATA : 03/11/2022
LOCAL: Via Google Meet

DO OUTRO LADO DO DISPLAY: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ESTUDANTE-PESQUISADOR EM FEIRAS DE CIÊNCIAS

Atuação dos Estudantes. Contexto da Prática. Feiras de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Alfabetização Científica.

A escola torna-se cada vez mais um espaço importante para a propagação e acesso a uma democratização da cultura cientifica, intermediada pelas realizações de Feira de Ciências, fazendo com que estudantes aprendizes interajam e desenvolvam ações-reflexões-ações, tornando-os dinâmicos e ao mesmo tempo não os deixando parados, ou seja, sendo eles os protagonistas. Neste trabalho analisamos como o sujeito enquanto, estudante se constitui pesquisador ao participar de Feiras de Ciências já no ensino fundamental anos finais. Realizamos uma abordagem qualitativa, atrelada à pesquisa bibliográfica, documental e campo, cujas informações dos documentos coletados complementam a investigação. Os instrumentos de coleta de dados serão questionário e entrevista semi-estruturada, que será realizada com 08, dos 24 estudantes envolvidos na pesquisa que participaram do questionário. Os sujeitos da investigação serão os estudantes dos anos finais do ensino fundamental que participaram, no período de 2018 a 2022, de feiras de ciências no formato presencial e online, de abrangência municipal, estadual e nacional. A partir disso, busca-se entender como esses sujeitos se constituem ao longo de suas participações em Feiras de Ciências como pesquisadores. As conclusões estarão pautadas na formação desses estudantes, visto que os mesmos trocam experiências e vivências durante o processo, estando em contato com outros atores de linguagem cultural similar, o que estimula o seu querer e sua vontade, estabelecendo assim importantes marcas que a Feira de Ciências é capaz de trazer no desenvolvimento de suas etapas que acontecem do outro lado do display, constituindo assim, seu processo identitário, o qual eu designo nessa dissertação como “estudante-pesquisador” de maneira singular.

Presidente - 630.231.304-00 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN
Interna - 020.817.304-80 - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA - UERN