POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA EMANUELLY DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTINA EMANUELLY DA SILVA
DATA : 28/10/2022
LOCAL: Google Meet

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO 6º ANO.

Sequencia didática; Três Momentos Pedagógicos; Educação Ambiental; Ensino de Ciências.

O processo de ensino-aprendizagem para o Ensino de Ciências, principalmente a relação conceitual científica com o cotidiano do aluno, vem se configurando como um grande desafio. Muitas são as discussões relacionadas a essa abordagem e quais critérios devem seguir para que se tenha um ensino de qualidade. Pensando nisso, muitos pesquisadores dessa área buscam alternativas para resolver essas necessidades apresentando novos métodos de ensino. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática (SD) para o conteúdo de Transformações Químicas com uma abordagem voltada para a educação ambiental pautado nos três momentos pedagógicos em uma turma do 6º ano no ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Apodi-RN. A pesquisa concentra-se na abordagem quali-quantitativa e está prevista para acontecer em sete etapas, sendo que cinco já foram realizadas: 1) Estado da arte; 2) Observação na escola sede da pesquisa; 3) Criação dos Instrumentos da Pesquisa (pré-teste e pós-teste); 4) Sequência Didática; 5) Análises Parciais dos Dados; 6) Diálogo com a docente (entrevista semiestruturada) e 7) Análises Finais dos dados. O Estado da arte foi realizado na plataforma digital Portal de Periódicos da CAPES, seguindo alguns critérios estabelecidos para averiguar as mais variadas estratégias de ensino. O processo metodológico aconteceu em dois momentos: foram selecionados os artigos que apresentassem as palavras Sequência Didática e Três Momentos Pedagógicos, trazendo uma totalidade de 207 artigos, e depois, como forma de delimitar o objeto de estudo, foram pensados em dois parâmetros: o artigo deve apresentar uma Sequência Didática na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, e, a aplicação da Sequência Didática deve ter sido realizada no Ensino de Ciências. A partir desses parâmetros foram selecionados 13 artigos para análises. De um modo geral, os artigos apresentaram resultados satisfatórios quanto aos seus objetivos, deixando claro toda a sequência didática utilizada e a aceitação e aprovação dos métodos pelos alunos. Além disso, os resultados indicaram a preocupação, por parte dos aplicadores, em relacionar o saber científico com o cotidiano do discente, facilitando o processo de aprendizagem e melhorando o interesse das turmas aos conteúdos relacionados. Já a Sequência Didática desenvolvida para essa pesquisa, ela foi pautada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos sob a perspectiva da Educação Ambiental como tema gerador. Essa metodologia, como o próprio nome já sugere, se apresenta em três momentos: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimentos (AC). Os resultados para o pré-teste indicaram pouco ou quase nenhum domínio sobre a temática do conteúdo programático atrelado ao Meio Ambiente. No pós-teste, e com as análises contínua e processual durante a aplicação de toda a SD, foi possível perceber uma evolução na aprendizagem, principalmente pela interação dialógica dos alunos. Diante disso, espera-se que este trabalho de cunho social, no qual se configurou como um levantamento de dados sobre as mais variadas Sequências Didáticas pautada dos Três Momentos Pedagógicos, e ainda na construção e aplicação de uma Sequência Didática sob essa mesma perspectiva atrelando a Educação Ambiental, sirva como referência válida não apenas para o Ensino de Ciências, mas também para todas as áreas do conhecimento.

Externa à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN
Presidente - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 11:05