IMAGENS E SINAIS: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Ensino de História; Língua de Sinais; Imagens sinalizadas; Atendimento Educacional Especializado.
O presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva para o ensino de História, aos
alunos surdos, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru, no estado da
Bahia. Para tanto, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado de entrevistas
semiestruturadas e conversas informais com os participantes. Para a análise dos dados, foram
utilizadas as narrativas colhidas durante cada entrevista, a partir das quais foi possível inferir a
importância da participação das famílias na aprendizagem visual e sinalizada prévia dos alunos surdos,
a necessidade e relevância das equipes multiprofissionais do AEE na formação imagética do surdo e
do docente em História e em como os aparatos de tecnologia assistiva e digitais permitem que o surdo
se localize no tempo e no espaço, visto serem itens imprescindíveis do componente História. Dessa
forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (figuras e fotografias junto com fotos dos sinais ou
vídeos com imagens e sinalização em Libras) são um contexto relevante para o desenvolvimento da
pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História
com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem.