O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO DAS OITO ESCOLAS JURISDICIONADAS A PRIMEIRA DIREC-SEEC/RN
Perfil do professor. Formação do professor. Professor de matemática. Estrutura das escolas.
A presente pesquisa tem por meta caracterizar o perfil dos professores e
professoras de matemática do novo ensino médio, no contexto da antecipação de oito
escolas que ampliaram suas cargas horária deste o ano de 2017, com o advento dos
debates do novo ensino médio. Essas escolas estão localizadas na cidade de Natal,
jurisdicionadas a primeira diretoria regional de ensino e cultura do Rio Grande do
norte-1ª DIREC-SEEC/RN . Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que
irá operacionalizar conceitos da Pedagogia Freireana, os quais, fundamentam a
hipótese deste estudo, conforme o novo ensino médio da matemática demanda um
perfil educador humanizado, tal como as praticadas pedagógicas Freireanas adotadas
são a base fundamental para a caracterização deste educador. Assim, problematizase:
Como se caracteriza o perfil do professor de matemática do Novo Ensino Médio
das escolas jurisdicionais à Primeira Diretoria Regional de Ensino e Cultura da
Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN, na perspectiva da Pedagogia
Freireana? Para responder a este propósito foram traçados objetivos específicos que
estão entrelaçados com a formação deste formador: a) Identificar o perfil docente de
matemática atuante no lócus de investigação; b) Descrever metodologias de ensino
adotadas por meio da ementa de ensino; c) Analisar o perfil docente quanto à sua
formação continuada, a partir de suas expectativas de atuação neste contexto; d)
Descrever a infraestrutura institucional ofertada para o Novo Ensino Médio de
matemática. A pesquisa será fundamentada em dados primários e dados secundários,
conforme a aplicação da entrevista em profundidade junto ao corpo docente de
matemática das escolas delimitadas e check-list de infraestrutura, os dados
secundários serão compostos pelo corpus documental pertinente a análise, nesse
sentido, encontra-se em anexo a este projeto, uma coleta preliminar. O roteiro de
entrevista – semiestruturado está em fase de validação, encontra-se no percurso
metodológico. Sobre a forma de tratamento dos dados, será realizada por meio de
análise de conteúdo e análise documental. Apoiada pela utilização do Software
Iramuteq, versão 7.0 Gratuito. Como resultados preliminar que coube a fase de
sondagem da pesquisa qualitativa, detalhe-se parte do diário de campo, conforme
conversa com os docentes: a maioria deles encontra-se com a seguinte formação:
Apenas licenciados, outros com a pós-graduação e ainda, com stricto senso, ou seja,
mestres e doutores. Pode-se ainda detectar, que apesar dos avanços dos últimos
anos, ainda as escolas precisam melhorar, tanto em sua parte pedagógica, inclusão
e quanto em sua parte estrutural. A melhoria na parte pedagógica, é porque observase
trabalhar e almejar que os nossos índices, sejam mais expressivos. Precisamos
formar com melhor qualidade e com isso, obtermos seres críticos e autônomos. Já em
relação a parte estrutural, trata-se de um problema crônico, muitas vezes, detecta-se
ambientes que precisam de bibliotecas, laboratórios de ciências, laboratórios de
matemática e laboratórios de informática. Esperamos que, em algum momento,
possamos, digo, as autoridades competentes, encaminhem e reunião as condições
de termos escolas bem estruturadas e profissionais totalmente comprometidos,
exclusivos e valorizados, para assim, formarmos cidadãos antenados e capacitados
para viver, conviver, construir e reconstruir a vida em sociedade.