POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCINEIDE MEDEIROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCINEIDE MEDEIROS DA SILVA
DATA : 01/11/2022
LOCAL: A distância

TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES NAS AULAS REMOTAS: ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

Aulas Remotas; Tecnologias; Infância.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o apoio das tecnologias e inovações nas Aulas Remotas Emergenciais no contexto das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Apontamos como Objetivo geral Analisar e Discutir como as tecnologias e inovações contribuíram para o processo de ensino em tempos de pandemia e quais as estratégias, possibilidades e desafios foram enfrentados pelas escolas públicas estaduais da cidade de Mossoró/RN com a prática das Aulas Remotas no ensino fundamental I. Destacamos a necessidade de estudos voltados para as tecnologias no ensino para crianças, tendo em vista a celeridade em que as tecnologias modificam a sociedade. O percurso teórico metodológico da pesquisa se baseia na abordagem de autores como José Moran (2021) que destaca a importância das tecnologias na personalização do ensino, onde os professores podem utilizar recursos atraentes para o ensino dentro e fora das escolas. Dialogamos com Manuel Castells (1999) sobre o impacto das tecnologias da informação na sociedade e como essas inovações influenciam todas as esferas econômicas, políticas e sociais mundialmente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza dos métodos de análise documental acerca das políticas públicas desenvolvidas para a implementação das tecnologias dentro das instituições escolares, inserindo os alunos desde a infância nas inovações digitais, além de entrevistas formalizadas com autores que vivenciaram o momento de fechamento das escolas, em que alunos de todos os níveis de ensino precisaram estudar em uma escola completamente virtual com o apoio das ferramentas tecnológicas, para não interromper seu processo formativo. Os sujeitos participantes do estudo são professores atuantes em escolas estaduais na educação básica, na primeira fase do Ensino fundamental.

Externa à Instituição - REGINA SANTOS YOUNG - UERN
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS