TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES NAS AULAS REMOTAS: ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN
Aulas Remotas; Tecnologias; Infância.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o apoio das tecnologias e inovações nas Aulas Remotas Emergenciais no contexto das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Apontamos como Objetivo geral Analisar e Discutir como as tecnologias e inovações contribuíram para o processo de ensino em tempos de pandemia e quais as estratégias, possibilidades e desafios foram enfrentados pelas escolas públicas estaduais da cidade de Mossoró/RN com a prática das Aulas Remotas no ensino fundamental I. Destacamos a necessidade de estudos voltados para as tecnologias no ensino para crianças, tendo em vista a celeridade em que as tecnologias modificam a sociedade. O percurso teórico metodológico da pesquisa se baseia na abordagem de autores como José Moran (2021) que destaca a importância das tecnologias na personalização do ensino, onde os professores podem utilizar recursos atraentes para o ensino dentro e fora das escolas. Dialogamos com Manuel Castells (1999) sobre o impacto das tecnologias da informação na sociedade e como essas inovações influenciam todas as esferas econômicas, políticas e sociais mundialmente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza dos métodos de análise documental acerca das políticas públicas desenvolvidas para a implementação das tecnologias dentro das instituições escolares, inserindo os alunos desde a infância nas inovações digitais, além de entrevistas formalizadas com autores que vivenciaram o momento de fechamento das escolas, em que alunos de todos os níveis de ensino precisaram estudar em uma escola completamente virtual com o apoio das ferramentas tecnológicas, para não interromper seu processo formativo. Os sujeitos participantes do estudo são professores atuantes em escolas estaduais na educação básica, na primeira fase do Ensino fundamental.