POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÍSSOLA AREZZA BEZERRA DA COSTA LORENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÍSSOLA AREZZA BEZERRA DA COSTA LORENA
DATA : 28/10/2022
LOCAL: Via Google Meet

NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN: DIÁLOGOS ENTRE LEGISLAÇÕES E OS TRAJETOS PROFISSIONAIS

Narrativas (auto) biográficas. Professora de Música. Trajetos Profissionais. Legislações. Ensino de Arte e Música na Educação Básica

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere-se a um estudo sobre os trajetos profissionais de seis professores de Arte/Música do Município de Mossoró/RN e as legislações que regem o ensino de Arte e Música na Educação Básica. Como problema investigativo, ressalta: De que forma as legislações para ensino de Arte e Música se revelam nas trajetórias profissionais dos professores de Arte/Música atuantes na esfera municipal de Mossoró/RN? Em termos de objetivos da pesquisa, apresenta-se como objetivo geral trazer reflexões, por meio das narrativas (auto) biográficas, sobre como as legislações para o ensino de Arte e Música na educação básica se revelam nas trajetórias profissionais dos docentes de Arte/Música da educação básica do Município de Mossoró, propondo como objetivos específicos: a) conhecer as trajetórias profissionais desses professores, com ênfase para os caminhos que os levaram a ser docentes do município de Mossoró-RN; b) analisar as conexões entre o percurso histórico e atual das legislações para o ensino de Arte e Música na educação básica e o percurso profissional desses professores. c) conhecer as percepções desses professores a respeito de sua profissão, de seu entendimento sobre as legislações e os impactos e implicações destas em suas vidas e prática profissional. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico através de narrativas de docentes. Como técnica para a produção dos dados, utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Os participantes da pesquisa se referem aos professores licenciados em música que foram efetivados através do edital 001/2013 para o cargo de “professor de música” do município de Mossoró/RN. No total são seis professores. O referencial teórico que fundamenta o estudo em relação a Educação Musical e as legislações para o ensino de Arte e Música na educação básica se fundamenta, principalmente, nas abordagens de Penna (2018) e na base legal e normativa sobre a Educação Musical no Brasil. Sobre o Método (auto) biográfico, as referências dessa pesquisa baseiam-se, dentre outros, em Pineau (2006), Passeggi et al (2011) e Medeiros e Aguiar (2018).

Externa à Instituição - JÉSSICA DE ALMEIDA - UnB
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS