Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE

DISCENTE : CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE
DATA : 27/10/2022

TEORIZANDO A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E PRATICANDO A TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um olhar sobre as ações da formação continuada de docentes de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias no ensino médio da escola pública de João Pessoa-PB.

Interdisciplinaridade, Formação Docente, Ensino de Ciências.

Com origem em reflexões sobre a prática pedagógica de professores do Ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no Ensino Médio da escola pública em João Pessoa, Paraíba. A apresente pesquisa discute a formação continuada desses professores sob o viés da interdisciplinaridade de maneira a fazer uma ruptura no modelo tradicional de ensino que se encontra ainda fragmentado, descontextualizado, desarticulado do universo fora da escola. Nesta realidade globalizada, de interseções entre conhecimentos se faz necessário pensar em um conhecimento compartilhado e não compartimentado, em que cada disciplina esteja isolada em seus conteúdos, mas, sim, usar esses pontos de interseções para explorar conceitos comuns das áreas afins. Assim, colocamos em discussão nosso objeto de estudo: a práxis didático-pedagógica de professores de Matemática, Física, Química e Biologia que, pensada à luz da interdisciplinaridade, eixo integrador, zona de convergência e de articulação do processo de Ensino e de Aprendizagem, leva o professor a ser um agente atuante, entusiasta por excelência, crítico reflexivo e pesquisador de sua própria prática. Nesse sentido a interdisciplinaridade constitui-se uma ferramenta indispensável na construção e reconstrução de saberes para atender mudanças paradigmáticas e ao exercício da cidadania. O nosso objetivo está em analisar as contribuições dos docentes dessas disciplinas Matemática, Física, Química e Biologia, a partir de uma oficina de práticas interdisciplinares, a fim de apontar caminhos para construção de uma formação continuada, que busca responder uma demanda desta área do ensino com maior eficácia e efetividade para a prática docente. Nesse primeiro momento de qualificação foi utilizado um levantamento bibliográfico referente a temática que fundamentou o capítulo introdutório e o aporte teórico conceitual em que alcançamos desenvolver conceitos, historicidade, dimensões epistemológicas e pedagógicas da interdisciplinaridade, formação docente continuada e práxis pedagógica. Evidenciamos a abordagem metodológica que é qualitativa, investimos na busca de o quanto a temática pesquisada está presente nos contextos de pesquisa acadêmica através da construção do estado da arte. A segunda fase da pesquisa está pautada na realização de uma oficina com atividades interdisciplinares que proporcionarão posteriormente as entrevistas com os sujeitos participantes, professores em exercício, das disciplinas citadas anteriormente em que darão suas contribuições e a análise será construída para discussão dos resultados.

Externa à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA - IFRN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN