O USO DA LINGUAGEM RADIOFÔNICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Processos de ensino e de aprendizagem; Estratégia metodológica; Linguagem radiofônica; Imagens mentais; História.
Refletindo acerca das dificuldades enfrentadas em sala de aula no que concerne aos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina História, e tomando como ponto de partida a minha prática pedagógica, optei por buscar estratégias metodológicas que pudessem contribuir com o ensinar e o aprender de docentes e discentes. Assim, procurei desenvolver empiricamente uma estratégia metodológica baseada no uso das imagens mentais criadas pela linguagem radiofônica, partindo de uma concepção fundamentada na relação existente entre linguagem e imaginário que considera a imagem e o pensamento inseparáveis. A empiria desta pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Norte e para tanto, adotei como metodologia a produção de podcasts em sala de aula como gatilho para a criação de imagens mentais e consequentemente para a construção do conhecimento histórico.