Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO ARAÚJO DE ALMEIDA

DISCENTE : MÁRCIO ARAÚJO DE ALMEIDA
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Mossoró

O DISCURSO ACADÊMICO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL: TEMÁTICAS DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA.

ensino de língua inglesa; escola pública; análise dialógica do discurso.

O cotidiano da sala de aula e as práticas de ensino da língua inglesa na escola pública têm trazido discussões e provocado reflexões importantes no meio acadêmico por parte dos professores-pesquisadores. Essas discussões favorecem o ensino da língua inglesa na escola pública e acabam por refletir a prática profissional dos professores realizada na escola. Com o propósito de contribuir com essas discussões, este estudo objetiva analisar os resumos de pesquisas sobre o ensino de língua inglesa como língua estrangeira na escola pública em perspectiva intercultural, considerando o contexto de realização de investigações stricto sensu no Brasil e na Colômbia. A discussão com a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e a pedagogia crítica freireana. Diante disso, a pesquisa propõe-se a responder a seguinte questão de investigação: Que discursos constituem o resumo de pesquisas sobre o ensino de língua inglesa como língua estrangeira na escola pública? Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, tomando os resumos como enunciados concretos, interpretando-os como elos da interação discursiva. Como resultados parciais, apresentamos o corpus da pesquisa: um (quadro/tabela) que reúne 31 resumos das dissertações defendidas no período de 2017 a 2021, sendo 09 no âmbito do Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino, localizado em Mossoró, Brasil e 22 no âmbito do Maestría en Enseñanza de las Lenguas Extranjeras do programa Maestría en Enseñanza de Lenguas Extranjeras, localizado em Bogotá, Colômbia. Além disso, categorizamos os 31 resumos em temáticas gerais abordadas pelas investigações, a saber: Estratégias Pedagógicas; Análise de Materiais Didáticos e Tecnologias Digitais.

Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN