Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS DE SOUSA XAVIER

DISCENTE : MARCOS DE SOUSA XAVIER
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Google meet

GERAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E O CONSUMISMO: Uma proposta para o ensino dos compostos orgânicos à luz do CTS.

Resíduos Urbanos, Consumismo, Compostos Orgânicos, Abordagem CTS, Cidadania.

O gerenciamento de resíduos urbanos é uma problemática socioambiental muito cara para a nossa sociedade atual. Ainda mais por que os esforços da PNRS ainda não conseguiram atingir metas aceitáveis nesse sentido. Ainda nessa perspectiva a onda do consumismo incorporada como modismo para a população através de muitos meios de comunicação vem a ser um reforço negativo em relação ao alcance do equilíbrio em termos do gerenciamento desses resíduos. Sendo assim, o consumismo acaba por ser um catalizador desleal para o aumento dos resíduos urbanos. Uma outra vertente importante a ser considerada é que o ensino dos fundamentos dos compostos orgânicos traz em seus conceitos uma boa oportunidade para se criar um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento afim de produzir uma formação educacional voltada para construção da cidadania. Nessa estrutura, emerge a abordagem CTS. Sendo que ela é aquela que tem a convicção de conectar os conceitos das ciências com as problemáticas do mundo real. Perante ao exposto, nasce aí convicções suficientes pera a realização dessa empreitada acadêmica pedagógica. Esse projeto teve o intuito de Investigar como a implementação de uma sequência didática de enfoque CTS pode mediar o ensino aprendizagem dos fundamentos dos compostos orgânicos na perspectiva interdisciplinar da Geração de Resíduos Sólidos Urbanos e do Consumismo em uma formação para cidadania. Podemos classificar essa pesquisa como explicativa e exploratória e quanto a abordagem dos dados coletados, serão realizados de forma predominantemente qualitativa com alguns traços quantitativos. Nossa fundamentação teórica em relação a análise documental e estado do conhecimento está pautada em: Brasil (2017); Brasil (2010); Oliveira (2021); Auler (2003); Fraile (2015); Linsenger (2007); Cruz e Bourguignon (2020); Romanowski e Ens. (2006); Albino et. al. (2021); Camargo e Justo (2013). Basicamente nosso percurso metodológico está dividido em três etapas distintas. Sendo que a primeira foi o levantamento e análise das produções acadêmicas mediados pelo software IRAMUTEQ criado por Pierre Ratinaud que realiza análises lexicográficas do corpus textual (CAMARGO; JUSTO, 2013) e também por meio de leituras flutuantes. Em seguida, tivemos a análise documental que incluiu a BNCC, PPP e PNRS, de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Por último, será realizado a pesquisa ação em forma de sequência didática para os estudantes da terceira série do ensino médio da EEM Lauro Rebouças de Oliveira. A respeito da análise de conteúdos da BNCC, PPP e PNRS foi possível constar o surgimento de categorias como o “Ensino de Química” e “Abordagem CTS” (BNCC); A “Interdisciplinaridade no ensino escolar a serviço da formação para a cidadania” (PPP) e Geração de Resíduos Urbanos e consumo (PNRS). Sendo que, tais categorias emergentes dos documentos averiguados se comunicam direta ou indiretamente com o nosso objeto de pesquisa supracitado. Em relação ao Estado do Conhecimento consideramos que o casamento entre o gerenciamento de resíduos urbanos e o consumismo para o ensino dos compostos orgânicos se configura como uma ação pedagógica inovadora, uma vez que nenhuma das produções acadêmicas levantadas montou uma estratégia exatamente com esses moldes. Outra coisa a ser considerada também foi a ação inovadora adotada para a realização dos dois estados do conhecimento por meio do Software IRAMUTEQ. Enfim, nossos próximos passos será o desenvolvimento da terceira fase desse projeto que se constitui em pesquisa ação em forma de SD.

Externo à Instituição - RONDINELLE RIBEIRO CASTRO - UECE
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN