ENTRE PÁGINAS, IMAGENS E NORMAS. O QUE DIZ DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO-PNLD (2018) ACERCA DO USO DAS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, DO ENSINO MÉDIO?
PNLD; Imagens, Ensino de História.
O livro didático tem sido foco de inúmeras pesquisas, tanto em relação ao seu conteúdo e estrutura, quanto em relação às novas orientações na produção destes. As imagens cada vez mais presentes nestes livros, por vezes, podem legitimar discursos, mas também tem uma a função pedagógica, o que justifica uma maior atenção para seu uso. Essa dissertação está dividida em 3 seções. Metodologicamente foram avaliadas 19 coleções, das quais 03 foram selecionadas. No PNLD-2018, verificou-se a predominância das imagens, e o uso destas imagens pode ser pertinente em um contexto pedagógico mais amplo, condizente à apropriação crítica das múltiplas formas de linguagens presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira.