Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE TAUMATURGO DIAS SOARES

DISCENTE : DANIELLE TAUMATURGO DIAS SOARES
DATA : 27/10/2022
LOCAL: google meet

A DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA ESCOLA.

Ensino médio; tempo integral; currículo; projeto de vida.

O ensino médio, como um momento de transição entre o ensino fundamental e o ensino superior, precisa atender às necessidades de seu público específico, que vai desde a formação para os desafios sociais do cotidiano até a preparação para o mundo do trabalho. Assim, o currículo escolar desta etapa precisa ser organizado em função da perspectiva educacional que se pretende concretizar. O estudo busca analisar como o currículo tem sido entendido e implementado nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Ceará, e de que modo isso contribui para o futuro dos jovens estudantes. O escopo da diversificação curricular analisada compreende às partes: diversificada e flexível do currículo, que se caracterizam como o diferencial na proposta pedagógica deste tipo de escola. Ao longo de seu desenvolvimento, este trabalho ancora-se em três objetivos específicos que são: compreender o processo histórico do ensino médio no Brasil e no Ceará; discutir a importância das especificidades curriculares nessa etapa da educação básica, cumprida em tempo integral; e, por fim, identificar e analisar a opinião dos atores escolares a respeito da execução da parte diversificada do currículo nas escolas pesquisadas e sua relação com o projeto de vida dos jovens. Esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, com objetivo exploratório e com os procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico ou documental, por meio da coleta de entrevistas com os atores educacionais que experimentam o problema pesquisado, a fim de captar as explicações e interpretações que ocorrem na realidade pesquisada.

Interna - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN