POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Presencial

O COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA

Ensino de Inglês. Discurso de ódio. Análise Dialógica do Discurso.

O objetivo desta pesquisa é explorar a contribuição do uso de textos exemplares do discurso de ódio na internet para ensinar a leitura (e escrita) em língua inglesa com estudantes de 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Russas/CE de modo a promover o combate a esse discurso. A escolha por abordar exemplares de discurso de ódio na internet - também conhecido como “hate speech” em inglês - justifica-se pelo seu recorrente alcance mundial e possíveis consequências desastrosas na vida de muitos usuários, em sua maioria jovens, que são vítimas desse tipo de discurso. No campo da Linguística Aplicada interdisciplinar, esta investigação articula a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e a pedagogia crítica freiriana, tomando os textos utilizados e produzidos pelos participantes da pesquisa como enunciados - elos na interação discursiva. Diante disso, a proposta de ensino visa descrever a constituição dos textos produzidos pelos estudantes e analisar o discurso deles sobre a aprendizagem de língua inglesa, bem como, sobre a prática de ensino realizada. Dessa forma, a pesquisa propõe a seguinte questão: como os estudantes de língua inglesa do nível básico de educação respondem às formas de produção de sentido presentes nos discursos de ódio dissipados pela internet? Metodologicamente, o estudo se situa no âmbito da pesquisa qualitativa, delineando-se como uma pesquisa-ação, com as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão do processo, em que é desenvolvida uma proposta de ensino que articula as competências e habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados parciais, trazemos os planos de aula que serão executados nas aulas de inglês. Por fim, o nosso corpus será composto pelas respostas dos estudantes das atividades (que deverão ser postadas em uma conta da turma no Instagram), dos questionários e das entrevistas (posteriormente transcritas), sobre a aprendizagem de língua inglesa na escola pública e sobre a prática de ensino realizada, respectivamente.

Externo à Instituição - GIANN MENDES RIBEIRO
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS