Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMILSON MEDEIROS DE MACEDO SALDANHA

DISCENTE : RAMILSON MEDEIROS DE MACEDO SALDANHA
DATA : 26/10/2022
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Língua Inglesa. Ensino crítico. Formação cidadã. Análise Dialógica do Discurso.

Na escola pública, o ensino de língua inglesa ainda é alvo de muitas indagações e tem passado por intensos debates. Parte dessas discussões se dá pela pesquisa realizada por professores-pesquisadores, no âmbito acadêmico, que refletem sobre sua própria prática profissional na escola pública. Com o propósito contribuir com a continuidade desse debate e de forma a promover uma formação dos estudantes como cidadãos críticos, este estudo visa discutir uma experiência de ensino de língua inglesa por meio de uma análise da contribuição do ensino crítico para a formação cidadã com estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Mossoró-RN. À luz da Linguística Aplicada (LA) INdisciplinar, fundamentamos a discussão com a Análise Dialógica do Discurso (ADD), concepções de ensino crítico de inglês no Brasil e a pedagogia crítica freireana. Diante disso, a pesquisa propõe-se a responder a seguinte questão de investigação: Que elementos constituem o ensino de língua inglesa em uma perspectiva crítica e interdisciplinar para a formação cidadã dos estudantes na escola pública? Metodologicamente, propomos a realização de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como princípio a educação como prática da liberdade compromissada com a justiça social. Além disso, tomamos os textos produzidos pelos participantes da pesquisa como enunciados concretos, interpretando-os como elos da interação discursiva. Como resultados parciais, apresentamos o plano de ação a ser implementado em oito aulas com temas de caráter político-social que estimulem o pensamento crítico dos estudantes mediante a ação pedagógica crítica do professor na aula de inglês, sendo eles: educação e cidadania, direitos humanos, igualdade de gênero e combate ao racismo.

Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN