Banca de QUALIFICAÇÃO: GERMANO FARIAS PASCOAL

DISCENTE : GERMANO FARIAS PASCOAL
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Presencial

PEDAGOGIA AUTONOMIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO

Pedagogia da autonomia. Livro didático. Aprendizagem de Língua Inglesa. Escolas públicas.

Este trabalho objetiva explorar o potencial de desenvolvimento da Pedagogia da autonomia (PDPA) na aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio do município de Jaguaruana, Ceará, Brasil, a partir da análise do livro didático (LD) utilizado nestas escolas. A motivação em investigar a Pedagogia da autonomia no livro didático justifica-se pela grande relevância e complexidade que o objeto de estudo representa para o aprendizado da Língua Inglesa, de modo que o estímulo a seu processo de desenvolvimento pelo professor é considerado essencial, visto que pode favorecer a motivação pelo aprendizado da língua assim como torná-lo mais significativo e prazeroso, e o livro didático pode ser um instrumento valioso para sua promoção. No campo da Linguística Aplicada interdisciplinar, esta investigação articula a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (ADD/TDD) e a Pedagogia crítica/autonomia de Freire, tomando o livro didático como um enunciado que responde ao discurso teórico para o desenvolvimento da Pedagogia da autonomia na aprendizagem da língua. A fim de dar conta de nossa reflexão, adotamos a abordagem de natureza qualitativa do tipo exploratória, analisando a coleção do LD de Língua Inglesa Anytime! Always ready for education, selecionada pelos professores durante a edição Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021.Além disso, também propomos a realização de uma entrevista semiestruturada a professores de inglês que utilizam o livro dessa coleção. Os resultados parciais apontam que o LD analisado apresenta fortes indícios da Pedagogia da autonomia em todas unidades, e na maior parte das seções e subseções é possível flagrar atividades que viabilizam o desenvolvimento da competência por parte dos estudantes de modo que estes possam ocupar a posição central em seu aprendizado e buscar o conhecimento de forma autônoma, impactando assim em seu aprendizado da língua. No exemplar do LD analisado foram percebidas 88 atividades que apresentam Potencial de Desenvolvimento Pedagogia da Autonomia(PDPA) frente ao total de 142 atividades presentes no LD.

Externo à Instituição - GIANN MENDES RIBEIRO
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS