POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA DANTAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA DANTAS SILVA
DATA : 29/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto - Google Meet
TÍTULO:

FOREGROUNDS E BACKGROUNDS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática Crítica. Narrativas. Subjetividade. Significado.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A presente pesquisa, inserida no âmbito da Educação Matemática, busca refletir sobre a aprendizagem matemática e a sua relação com os aspectos sociais de crianças da zona rural. Como problema de pesquisa apresentamos: Qual a relação entre as histórias de vida até então (backgrounds) e as expectativas de futuro (foregrounds) dos alunos do campo com a aprendizagem matemática? Aponta como objetivo geral compreender como os backgrounds e foregrounds dos alunos do campo estão relacionados com a intenção de aprendizagem matemática. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: (a) investigar ligações dos backgrounds dos alunos com os significados atribuídos à aprendizagem dos conteúdos matemáticos; (b) compreender as implicações existentes entre o ensino de matemática e a formação dos foregrounds dos alunos; e (c) entender as relações do espaço campesino com as formações dos backgrounds e foregrounds dos alunos. Utilizamos a abordagem qualitativa e ancora-se na metodologia da História Oral, com uso de um roteiro de entrevista como técnica de levantamento de dados realizado com nove crianças regularmente matriculadas no 4º e 5º anos na rede municipal da cidade de Serra do Mel/RN localizada no interior do Rio Grande do Norte. Nosso aporte teórico fundamenta-se em autores que discutem a Educação Matemática Crítica, Foreground e Backgrounds, aprendizagem significativa, subjetividade e saberes sociais, a saber: Skovsmose (2008) e (2018), Moreira (2011) e Freire (1996), entre outros. Como técnica para análise de dados destacamos a análise temática. Compreendemos, até então, que os aspectos sociais, culturais e financeiros presentes na vida das crianças da zona rural de Serra do Mel/RN influencia diretamente nos seus foregrounds, bem como no seu interesse e desempenho na disciplina de matemática. Com a realização da pesquisa com os participantes, constatamos que eles não associam a matemática estudada na escola com suas experiências sociais, causando uma falta de contextualização na aprendizagem matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externa à Instituição - LUZIA APARECIDA DE SOUZA
Presidente - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 27/09/2022 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02