Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYUSKA DAYELLY DE ANDRADE

DISCENTE : RAYUSKA DAYELLY DE ANDRADE
DATA : 26/09/2022
LOCAL: Virtual, pelo Google Meet

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA BÁSICA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR.

Educação Inclusiva. Tecnologias Assistivas. Estudantes com Deficiência. Escola Pública.

A pesquisa busca construir elementos que subsidie as práticas pedagógicas dos professores que atuam com estudantes com deficiência na escola pública que enfrentam entraves na compreensão da proposta pedagógica inclusiva do público alvo da Educação Especial que na maioria das vezes ficam de fora do processo de ensino e aprendizagem por não terem profissionais qualificados e/ou preparados que possam atender suas especificidades. Nesse sentido, traçamos como objetivo geral, analisar as práticas pedagógicas dos professores com relação ao uso de Tecnologia Assistiva em uma escola pública no município de Angicos. A investigação se insere no contexto da pesquisa qualitativa. Este estudo será organizado seguindo os passos da pesquisa colaborativa proposto por Ibiapina (2008), em virtude de permitir ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação. Trata-se de um processo de investigação na ação, que possibilita a reflexão e a colaboração entre os participantes e pesquisadora. Espera-se com os resultados, trazer reflexões sobre as práticas desses docentes e ampliar os debates em relação à educação inclusiva e ao uso das tecnologias assistivas como possibilidade de incentivar e melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes com deficiência na rede pública de ensino.

Externa ao Programa - 2996746 - MARIANA DE BRITO MAIA
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN