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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN RODRIGUES SHIRAHAMA MODESTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN RODRIGUES SHIRAHAMA MODESTO
DATA : 04/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência Meet
TÍTULO:

A CLASSE HOSPITALAR E A ESCOLA COMUM: UMA INTERFACE NECESSÁRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Ensino em Classe Hospitalar. Narrativa autobiográfica. Ensino colaborativo.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Os professores das Classes Hospitalares (CH) acompanham os estudantes internados desde sua primeira internação até à alta médica, sendo possível observar nesse transcorrer os efeitos que o tratamento oncológico pode trazer para corpo e mente. Em paralelo, na sala de aula comum, na qual o estudante está matriculado, o professor passa a vivenciar a ausência deste na rotina escolar. Diante deste cenário surgiram questionamentos a cerca da prática pedagógica na CH: como manter o ensino e a continuidade da escolarização do estudante em tratamento oncológico? Quais aprendizagens são possíveis no hospital? Quais estratégias de ensino são utilizadas para o desenvolvimento de aprendizagens no hospital em consonância com a escola de origem? Que estratégias os professores de classe hospitalar e da escola de origem podem utilizar/am para manter o vínculo do estudante com a escola? Nesse sentido apresentamos o objetivo geral de nossa pesquisa: Investigar as estratégias utilizadas pelos professores de classe hospitalar para manter o vínculo do estudante com a escola comum. Elencamos como objetivos específicos: a) Perscrutar quanto ao conhecimento dos docentes da Rede Estadual de Ensino do RN sobre a continuidade da escolarização em Classe Hospitalar; b) Identificar como ocorre a comunicação das classes hospitalares com os professores da escola comum; c) Mapear as estratégias docentes da CH para a realização de trabalho colaborativo com a escola comum; d) Refletir quanto à relevância da interlocução entre professores da CH e da escola comum para a continuidade da escolarização do estudante em tratamento de saúde. Para fundamentarmos teoricamente discutimos a organização do ensino no Brasil, a organização do ensino e as práticas pedagógicas na CH à luz dos estudos de autores como: Nóvoa (2002), Tardif (2014), Saviani (2019), Passeggi (2014), Rocha (2014), Fonseca (2008), Mendes, Almeida & Toyoda (2011), dentre outros. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, através da Narrativa (auto)biográfica de investigação com enfoque na entrevista narrativa. As análises dos dados seguirão as orientações apresentadas por Jovchelovitch e Bauer (2002), que sugerem um processo gradativo de redução do texto em duas ou três sequências de paráfrases a fim de generalizar e condensar sentidos sobre os resultados que estão em processo de construção.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAÚJO - UFRN
Interno - 1376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 23/09/2022 10:54
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