ENSINO INCLUSIVO: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN |
Ensino Inclusivo. Atendimento Educacional Especializado. Ensino de Língua Inglesa. Narrativas (Auto) Biográficas |
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere-se a um estudo sobre o ensino inclusivo em escolas públicas da Educação Básica do Município de Caraúbas – RN. Como problema investigativo, ressalta: como se desenvolve o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes? Em termos de objetivos da pesquisa, apresenta-se como objetivo geral pensar sobre o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes. No que condiz aos objetivos específicos da investigação, elencam-se: a) identificar quais as estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais, tomando como referência escolas públicas do Município de Caraúbas - RN; b) conhecer, por meio de narrativas (auto) biográficas de docentes, práticas pedagógicas de Língua Inglesa desenvolvidas com alunos com necessidades educacionais especiais de escolas públicas do Município de Caraúbas – RN; e c) evidenciar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribui para a educação inclusiva em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Como técnica para a produção dos dados, utilizar-se-á a entrevista reflexiva. Os participantes da pesquisa se referem a dois professores que atuam no anos finais do Ensino Fundamental no ensino de Língua Inglesa e dois docentes que atuam no AEE de duas escolas (uma municipal e outra da esfera estadual) de Caraúbas – RN. O referencial teórico que fundamenta o estudo corresponde, principalmente, a autores que versam sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, dentre eles, estão: Mazzotta e Sousa (2000), Mantoan (2003), Castro (2009) e Sega (2012), além da base legal e normativa sobre o ensino inclusivo no Brasil.