POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MIRELLE DE SOUZA PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA MIRELLE DE SOUZA PAIVA
DATA : 05/10/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência - google meet
TÍTULO:

 

ENSINO INCLUSIVO: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN

PALAVRAS-CHAVES:

 

Ensino Inclusivo. Atendimento Educacional Especializado. Ensino de Língua Inglesa. Narrativas (Auto) Biográficas

PÁGINAS: 65
RESUMO:

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere-se a um estudo sobre o ensino inclusivo em escolas públicas da Educação Básica do Município de Caraúbas – RN. Como problema investigativo, ressalta: como se desenvolve o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes? Em termos de objetivos da pesquisa, apresenta-se como objetivo geral pensar sobre o ensino inclusivo em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN, na perspectiva de docentes. No que condiz aos objetivos específicos da investigação, elencam-se: a) identificar quais as estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais, tomando como referência escolas públicas do Município de Caraúbas - RN; b) conhecer, por meio de narrativas (auto) biográficas de docentes, práticas pedagógicas de Língua Inglesa desenvolvidas com alunos com necessidades educacionais especiais de escolas públicas do Município de Caraúbas – RN; e c) evidenciar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribui para a educação inclusiva em escolas públicas do Município de Caraúbas – RN. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Como técnica para a produção dos dados, utilizar-se-á a entrevista reflexiva. Os participantes da pesquisa se referem a dois professores que atuam no anos finais do Ensino Fundamental no ensino de Língua Inglesa e dois docentes que atuam no AEE de duas escolas (uma municipal e outra da esfera estadual) de Caraúbas – RN. O referencial teórico que fundamenta o estudo corresponde, principalmente, a autores que versam sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, dentre eles, estão: Mazzotta e Sousa (2000), Mantoan (2003), Castro (2009) e Sega (2012), além da base legal e normativa sobre o ensino inclusivo no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Interna - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 14:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02