POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: ON-LINE

O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO NORTE: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES.

Educação de Jovens e Adultos; Professor; Biologia.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que antigamente era focada para o processo de alfabetização, mas que se inseriu como política pública de acesso e continuidade da escolarização básica. Hoje em dia, essa modalidade apresenta diferenças em relação ao ensino médio, visto que é direcionada a pessoas que não obtiveram a conclusão dos estudos no tempo desejado. O público da EJA apresenta características particulares, o que se faz necessário um professor preparado e flexível. No que tange ao ensino, observa-se que a EJA é vislumbrada apenas como uma oportunidade para alfabetização e letramento. No entanto, os Parâmetros Curriculares para a EJA destacam a importância de um ensino diferenciado afim de que o aluno seja democrático e reflexivo na sociedade que o rodeia. Para isso, se faz necessário um professor que leve em consideração a vivência do aluno, problematizando situações do cotidiano com objetivo de desenvolver a autonomia desses discentes ao aplicar os conhecimentos científicos. A partir de inquietações surgidas após uma experiência como professora de Biologia na Educação de Jovens e Adultos, essa dissertação teve como objetivo compreender como se dá o ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Primeiramente, foi realizado um Estado da Arte, objetivando realizar um levantamento das produções acadêmicas no que tange ao Ensino de Biologia. Através do levantamento acadêmico, foi possível verificar os temas da área de Biologia que tem sido ministrado em sala de aula, bem como as metodologias utilizadas. Também foi possível averiguar quais as instituições que tem realizado produções acadêmicas relacionada a Educação de Jovens e Adultos, enfatizando a necessidade de mais pesquisas direcionadas a tal modalidade, no que tange ao ensino de todos os componentes curriculares. Como segunda etapa dessa produção acadêmica, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores de Biologia que lecionam ou que já lecionaram na Educação de Jovens e Adultos dos Institutos. A partir das entrevistas, percebemos que as dificuldades vivenciadas como professora na EJA em uma escola do Estado, são semelhantes as enfrentadas por esses professores. São dificuldades que vão muito além de questões materiais, mas que destacam a importância de um olhar mais diferenciado para essa modalidade em muitas questões.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - JEFFERSON QUEIROZ LIMA - IFCE