Banca de DEFESA: SONAYLLI THAISE SOUZA CORTEZ

DISCENTE : SONAYLLI THAISE SOUZA CORTEZ
DATA : 02/09/2022
LOCAL: IFRN - Campus Mossoró

RELAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE PLANOS DE AULAS.

Multiletramentos. Planos de aula. Língua Inglesa. Tecnologias Digitais.

O avanço e a expansão das tecnologias digitais promovem mudanças em toda sociedade, inclusive na educação. O ensino de línguas tem suas pedagogias repensadas para atender a demandas da sociedade contemporânea. A multissemiose e a multiculturalidade se tornaram categorias recorrentes nesse contexto, oriundas do que se conhece por Pedagogia dos Multiletramentos. Nesta pesquisa apresentamos uma análise dialógica de planos de aula de escrita de língua inglesa disponibilizadas no portal Nova Escola. Compreendendo o plano de aula como um enunciado que guia o fazer pedagógico do professor, a presente dissertação tem como objetivo geral avaliar a influência da Pedagogia dos Multiletramentos em planos de aula de escrita de Língua Inglesa, a fim de verificar se há a adoção dessa pedagogia no planejamento da prática pedagógica do docente. Quanto ao embasamento teórico, no que diz respeito à pedagogia dos multiletramentos, fundamenta-se nos trabalhos do Grupo de Nova Londres (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000; 2006; 2009, 2015); assim como Rojo (2012; 2013); sobre o ensino de línguas e tecnologias digitais, fundamenta-se em Paiva (2008), Soares (2018) e Menezes (2019); em relação à teoria dialógica do discurso, fundamenta-se em Bakhtin (2016), Volochinov (2017), Brait (2013) e Vianna (2019). Foram analisados cinco planos de aula disponíveis no portal Nova Escola de modo a sistematizar os trechos em que a presença dos multiletramentos é verificada, assim como são tecidas considerações sobre os planos. A presença dos multiletramentos pôde ser verificada nos conteúdos dos planos em manifestações que se remetem à multimodalidade e à multiculturalidade, embora a pedagogia não seja mencionada explicitamente. Os planos apresentam uma didatização e dinamização de conteúdos que contribuem para o alcance dos objetivos e das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. É esperado que a presente pesquisa traga contribuições para os estudos dos multiletramentos e do ensino de língua inglesa, criando inteligibilidade sobre essa articulação.

Externo à Instituição - ANA MARIA PEREIRA LIMA - UECE
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA