Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA DA SILVA NEVES

DISCENTE : SABRINA DA SILVA NEVES
DATA : 02/09/2022

O CORPO NA COLEÇÃO DIDÁTICA PRÁTICAS CORPORAIS: DA ANÁLISE DO DISCURSO ÀS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

EFE. Discurso. Livro didático. Corpo. Ensino.

A Educação Física Escolar (EFE) é a disciplina que tematiza as práticas corporais e com elas oferece uma diversidade de possibilidades para potencializar experiências aos/as alunos/as na Educação Básica, propiciando extenso universo cultural. Partindo desses apontamentos, este estudo parte das seguintes questões problematizadoras: Como o corpo se constitui como um objeto de discurso na disciplina de EFE, tendo em vista a recente produção de materiais didáticos para esse componente curricular? Que discursos são construídos sobre o corpo em unidades temáticas da coleção didática Práticas Corporais? Que relações podemos estabelecer entre a construção desses discursos e implicações para o ensino de EFE? Para tal, estabelecemos como objetivo geral analisar a constituição de discursos sobre o corpo na coleção didática “Práticas Corporais”, com vistas a investigar as implicações de tais discursos para o ensino de EFE. Como objetivos específicos, temos: a) descrever o processo de constituição do corpo como um objeto de discurso disciplina de EFE, considerando a recente produção de materiais didáticos para esse componente curricular; b) interpretar os discursos sobre o corpo nas unidades temáticas presentes na coleção didática Práticas Corporais; c) relacionar a produção discursiva sobre o corpo na coleção didática antes referidas com as implicações para o ensino de EFE. Para amparar o estudo, parte-se principalmente da perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, do saber, do poder e do corpo, em convergência com autores que discutem o ensino de EFE. Com relação à estruturação da pesquisa, cabe destacar que se encontra nessa fase de qualificação dividida em duas grandes seções. Na primeira, discute-se alguns conceitos-chave da teoria foucaultiana, como enunciado, discurso, saber e poder. Na segunda, empreende-se um histórico do ensino de EFE no Brasil, considerando as transformações que atravessaram a constituição dessa disciplina escolar no decurso do tempo.

Presidente - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Interno - 1376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI