POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALDEFRAN ADERSON DA SILVA

DISCENTE : ALDEFRAN ADERSON DA SILVA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Google meet

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA 13 DE MAIO, UPANEMA/RN.

Educação do Campo, Ensino de Ciências, Formação de professores.

É perceptível que o ensino de Ciências ao longo dos anos vem enfrentando fortes rejeições por parte dos alunos, consideravelmente é um ato criticado por apresentar em seu currículo conceitos científicos complexos que dificultam a aprendizagem. Das muitas alegações é citado com frequência que isso ocorre por falta de contextualização, ou seja, relação entre os conteúdos e os fenômenos típicos da vida cotidiana. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Entretanto, refletindo nas discussões de alguns autores como Coelho (2018), Saviani (2011) e Alváro-Prada; Freitas e Freitas (2010), passamos a entender que essas problemáticas se emergem na maioria das vezes pela falta de formação continuada dos professores, para que assim possam mudar suas práticas e realizar um ensino voltado para a necessidade do aluno. Diante dessa problematização, a presente pesquisa buscou analisar as contribuições da implementação de uma oficina como formação continuada para os professores de Ciências, da Escola Municipal 13 de Maio, Upanema/RN. Para conseguir atingir essa meta, a mesma conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o intuito de buscar compreender o contexto da vida cotidiana. A natureza é aplicada, por intervir na realidade, por isso é considerada uma pesquisa de intervenção pedagógica. Além disso, também consideramos como uma pesquisa bibliográfica. Com relação ao processamento do trabalho foi dividido em duas etapas, podendo caracterizar a primeira como Estudos teóricos, por desenvolver um Estado da arte e fazer Análises documentais. Na segunda etapa foi feita a intervenção pedagógica, onde inicialmente fizemos observações nas aulas dos professores de Ciências, em seguida, a aplicação de questionário aberto, realização de oficina pedagógica e entrevista pós ação. Por fim, fizemos a tabulação dos dados que estão descritos nessa dissertação. Como resultados, podemos apontar a Análise de conteúdo dos documentos referenciais (Projeto Político Pedagógico da escola estudada, Diretrizes Nacionais Curriculares para a formação de professores e a Base Nacional Comum Curricular) e um Estado da arte que discute sobre a Educação do Campo, Ensino de Ciências e a formação de professores de Ciências. Além desse contexto teórico, temos a intervenção estruturada, seguindo as observações nas aulas e entrevistas com os professores. Cientes dessas problemáticas, apresentamos novas opções de recursos didáticos para os professores, os quais foram construídos com material de baixo custo, reciclável e levando em consideração os princípios da Educação do Campo, desenvolvidos dessa forma para que os professores tivessem a dimensão de que é possível se reinventar em um cenário complexo. Após a aplicação, os participantes demonstraram motivação, elencando que são ideias que jamais tinham imaginado, mas que eram muito interessantes para ser colocado em prática e fazer relação com vários conteúdos. Diante de todos os resultados e desses relatos, pôde-se ver que a pesquisa cumpriu seu objetivo, onde possibilitou contribuições para os professores de Ciências, oportunizando uma prática de ensino mais satisfatória e um aprendizado significativo.

Externa à Instituição - MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA - UFC
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN