Banca de DEFESA: DEIDIANE DE ALMEIDA SANTOS SOUZA

DISCENTE : DEIDIANE DE ALMEIDA SANTOS SOUZA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Virtual pela plataforma Google Meet

O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA RURAL DO RN: PLANEJAMENTO PARA SALAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO REMOTO 2020/2021.

Ensino de Matemática. Planejamento Docente. Salas Multisseriadas. Educação do Campo.

A pesquisa se refere a um estudo que tem como foco o ensino de matemática em uma Escola do Campo. A investigação se deu em torno do planejamento docente para turmas multisseriadas numa escola da comunidade rural da cidade de Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte. O estudo teve como objetivo, investigar como se dá o planejamento das aulas de matemática numa escola de salas multisseriadas, da zona rural na cidade de Areia Branca/RN nos anos de 2020 a 2021. Pretendeu-se averiguar o contexto das salas, os conteúdos priorizados e a abordagem metodológica para o ensino de matemática, observando se há influência da cultura local e a interdisciplinaridade no planejamento das aulas. O encaminhamento metodológico da pesquisa pauta-se em abordagem qualitativa, cujos procedimentos envolveram revisão de literatura e aplicação de questionários às professoras colaboradoras da pesquisa que ensinam matemática em turmas multisseriadas. A escolha pela aplicação de questionário se deu pela impossibilidade de realização de entrevistas, conforme havíamos planejado. A pesquisa foi realizada em uma única escola da comunidade rural de Serra Vermelha envolvendo 5 professoras e 4 salas de aula multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa nos revelaram algumas dificuldades das professoras em assumirem múltiplas funções, salas lotadas, ausência de políticas de valorização do homem do campo, tempo para o planejamento, como também estruturas dos prédios, falta de transportes coletivo, acesso à rede de computadores, são fatores que permeiam o contexto da realidade do ensino no campo, a rotina da escola e das professoras colaboradoras. Ressaltamos também a nossa dificuldade em obtenção dos dados, pois o distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 nos levou a atrasar a busca pelos professores/colaboradores da pesquisa e em retornar até as professoras colaboradoras para confirmação de informações sobre questões da pesquisa.

Externa à Instituição - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN