Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA NEIRIJANE DOS REIS SILVA

DISCENTE : RITA NEIRIJANE DOS REIS SILVA
DATA : 17/08/2022
LOCAL: UFERSA

PROCESSOS DE CONSTITUIR-SE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre as vivências-experiências tanto como discentes quanto docentes.

Infância. Docência. Vivência. Constituição profissional. Educação Infantil.

A pesquisa objetiva discutir acerca da constituição da profissionalidade do professor da Educação Infantil, por meio da reflexão da prática e da relevância de suas experiências, e vivências discentes/docentes, no exercício de suas funções primando pela qualidade da mesma. Partindo desse pressuposto e a fim de responder também às minhas inquietações a respeito de: Como as quatro professores sujeitos de estúdio da Educação Infantil dialogam com as experiências vivenciadas em suas infâncias (enquanto alunas que foram, nos primeiros anos escolares), relacionando-as às interpretações das infâncias nos contextos escolares atuais, em seus papéis de professoras da educação infantil para se constituir professoras por médio de questionamentos, tais com: Quais são as reflexões derivadas da prática na de sala aula por parte das professoras, como elemento da constituição da profissionalidade na Educação Infantil? Desses questionamentos originam-se os objetivos, tendo como o geral: dialogar acerca das vivências e experiências ao longo do percurso formativo, como parte da constituição da profissionalidade de ser professor da Educação Infantil e objetivos específicos: a) caracterizar as experiências que as professoras vivenciaram como discentes nos primeiros contatos escolares; b) reconhecer os significados de infância para o professor da Educação Infantil, que se possam advir de auto e co – observar a própria prática pedagógica, bem como a dos seus pares e; c) examinar os relatos das professoras sujeitos do estudo, acerca das experiências como alunas e as possíveis contribuições na constituição de suas profissionalidades. Para fundamentarmos teoricamente o estudo, discutimos a formação e a reflexão da prática docente, os saberes do professor, a relevância das narrativas para emancipar-se profissionalmente, à luz dos estudos de autores como: (NÓVOA, 1991; FREIRE, 1996; SCHÖN, 2000; TARDIF, 2011, 2012; LARROSA, 2002; VILLEGAS, 2014; LIBÂNEO, 2015; PASSEGGI, 2020), a aprendizagem colaborativa (VILLEGAS e HERNÁNDEZ, 2017); profissionalidade e a constituição do docente na Educação Infantil (BODIÃO; FORMOSINHO, 2010; KRAMER, 2006, 2014; AGUIAR; MEDEIROS, 2018); as concepções de infância (CAMPOS, 2006; BARBOSA, 2009) e a escuta sensível (FRIEDMANN, 2020; FOCHI, 2020). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, empregando a observação participante, observações das rotinas e práticas pedagógicas, bem como entrevistas semiestruturada com questões abertas. As análises dos dados vão permitir elencar indicadores e categorias a fim de interpretar e refletir sobre os resultados do estudo que no momento encontram-se em construção.

Externa à Instituição - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS