Banca de DEFESA: KAROLINE ZILAH SANTOS CARNEIRO

DISCENTE : KAROLINE ZILAH SANTOS CARNEIRO
DATA : 09/09/2022
LOCAL: IFRN

A EMERGÊNCIA DAS EMOÇÕES NO DISCURSO DE PROFESSORAS DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA

Ensino de Língua Inglesa. Ensino remoto. Escola Pública. Emoções. Análise Dialógica do Discurso.

Este trabalho tem o objetivo geral de analisar a emergência de emoções em relatos de experiência de professoras da escola pública sobre o ensino remoto de Língua Inglesa (LI) durante a pandemia de COVID-19 no ano de 2020. Dois objetivos específicos norteiam esta pesquisa: 1) Descrever as condições de trabalho das professoras de LI de escolas estaduais de ensino médio do Sertão Central do Ceará na implementação do ensino remoto emergencial; e 2) Analisar os relatos de experiência das professoras, a fim de evidenciar regras emocionais e trabalho emocional presentes no discurso sobre o ensino de LI na escola pública no momento pandêmico. Esse estudo adota duas perspectivas teóricas em interface para produzir inteligibilidade sobre as relações entre emoções e ensino remoto de LI. Partindo da concepção dialógica de linguagem baseada em leituras do Círculo de Bakhtin (AMORIM, 2001; BAKHTIN, 2016; BRAIT, 2006; GRILLO, 2006, 2012; OLIVEIRA, M. B. F, 2012; VOLÓCHINOV, 2018), os relatos das professoras são considerados enunciados concretos situados nos contextos dos discursos socio-históricos que os permeiam. Em seguida, a abordagem crítica das emoções (BENESCH, 2012, 2017, 2018, 2019; BOLER, 1999; DING; BENESCH, 2018, HOCHSCHILD, 1979; ZEMBYLAS, 2003a, 2003b, 2005, 2007, 2011), que define o trabalho emocional (emotion labor) de professores de línguas como o conflito entre suas crenças e as regras emocionais (feeling rules) vigentes na sociedade sobre a docência. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa interpretativista, cujo corpus consiste nas respostas de cinco professoras a um questionário e nos relatos de experiência escritos por duas dessas voluntárias. A interpretação dos dados se baseia em parâmetros da Análise Dialógica do Discurso (AMORIM, 2006; BAKHTIN, 1997; FANINI, 2019; FIORIN, 2011; ROHLING, 2014), entrelaçando questões sobre o ensino remoto de LI com as emoções das professoras, imersas nas circunstâncias sociais, históricas, políticas e ideológicas da pandemia. Os resultados indicam que o trabalho emocional das professoras envolve angústia, tensão, tristeza, ansiedade, cansaço, preocupação, aborrecimento, constrangimento, estresse, desmotivação, frustração e sensação de incapacidade. Essas emoções emergem nos enunciados das professoras em resposta às regras emocionais implícitas nas diretrizes regulamentadoras do ensino remoto no estado do Ceará e em discursos sobre produtividade, ensino como cuidado e sobre o desafio de ensinar inglês na escola pública.

Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA DA PENHA CASADO ALVES