POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA JUSSARA MORAIS DA SILVA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA JUSSARA MORAIS DA SILVA MAIA
DATA : 17/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS DE INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA CLASSE COMUM DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE APODI - RN


PALAVRAS-CHAVES:

Professor iniciante. Prática pedagógica. Educação Especial. Autobiografia.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O início de carreira de um professor é um momento muito marcante, cheios de desafios e descobertas, e na Educação Especial se torna ainda mais difícil Michels (2017), com isso surgiu indagações a cerca dessa prática pedagógica no início de carreira na Educação Especial: Como acontece e ocorreu minha experiência de início de carreira docente na Educação Especial em uma classe comum da rede pública de ensino do Município de Apodi - RN? E qual foi ou é o impacto dessa experiência em minha formação profissional atual? Com isso, a presente pesquisa, tem como objeto geral: analisar minha prática pedagógica no início de carreira em uma classe comum na Educação Especial no Município de Apodi – RN, por meio de narrativas autobiográficas. E como específicos elencou-se: a) descrever as primeiras etapas da minha inserção na escola em que atuo como Professora de Educação Especial (PEE); b) evidenciar os desafios enfrentados tanto como PEE quanto de professora iniciante; c) Refletir sobre as experiências e vivência que têm marcado minha atuação como professora da Educação Especial em uma classe comum. O referencial teórico está embasado em estudiosos que falam sobre professor em início de carreira, os desafios e as práticas desse docente (DINIZ, 2020). Foi utilizado de Leis, Decretos, para realizar um apanhado sobre a trajetória da Educação Especial e alguns teóricos que abordam a temática, tais como: Santos (2020), Martinez e Anache (2021). A metodologia qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2010; ARAÚJO; OLIVEIRA; ROSSATO, 2017), com enfoque na narrativa autobiográfico. (MEDEIROS; AGUIAR, 2018; OLIVEIRA; SATRIANO, 2018; VILLEGAS; ROZO, 2018). Se usa técnicas e instrumentos com enfoque história de vida, tais como: a) evocação de experiências e vivencias; b) as conversas com colegas para saber como era percebida por eles (MEDEIROS; AGUIAR, 2018; VILLEGAS, 2011). Os resultados do estudo encontram-se em processo de construção.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Presidente - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01