A NATUREZA DA CIÊNCIA COMO ELEMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO IFRN.
Formação Inicial. Química. Natureza da Ciência. Alfabetização Científica.
Diversos estudos na área do ensino têm apontado o entendimento da natureza da ciência (NdC) como elemento fundamental para o processo de alfabetização científica (AC) dos indivíduos. Em virtude disso, se faz necessário discutir sobre a ciência, seus processos de produção, comunicação e validação em todos os níveis educativos, o que inclui, a formação inicial de professores. Partindo desses pressupostos, essa pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: Como tem sido desenvolvido o processo de AC, no que tange a natureza da ciência, nos cursos de Licenciatura em Química do IFRN? Para isso, esse trabalho apresenta uma pesquisa de métodos mistos, caráter exploratório e natureza básica. Os sujeitos da pesquisa serão licenciandos e professores formadores dos cursos de Licenciatura em Química do IFRN pertencentes à mesorregião Oeste Potiguar. O estudo será desenvolvido em três etapas: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aplicação de um questionário estruturado a partir da escala de Likert e realização de entrevistas semiestruturadas. As informações obtidas serão analisadas mediante a análise de conteúdo associada ao software IRAMUTEQ, bem como, a partir de elementos da estatística descritiva. Os resultados parciais, oriundos da análise documental do PPC das licenciaturas, apontaram para a presença de elementos que viabilizam a discussão sobre a AC, porém, com algumas lacunas direcionadas ao eixo relativo à NdC, como a escassez de discussões dessa natureza nas disciplinas de caráter específico e a ausência de bibliografias relevantes no contexto da temática. Tais resultados conduzem à reflexão acerca da importância de repensar os currículos de formação inicial de professores, de maneira a favorecer e ofertar subsídios para discussões efetivas sobre a ciência e seus processos. Dessa forma, mesmo diante da falta de um consenso na literatura sobre a definição da NdC e da complexidade que envolve o termo, defendemos sua importância como um elemento basilar para romper com visões equivocadas da ciência e colaborar com uma AC crítica e efetiva.