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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE PEREIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE PEREIRA DE ALMEIDA
DATA : 24/08/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Plataforma Microsoft teams
TÍTULO:

A NATUREZA DA CIÊNCIA COMO ELEMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO IFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial. Química. Natureza da Ciência. Alfabetização Científica.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Diversos estudos na área do ensino têm apontado o entendimento da natureza da ciência (NdC) como elemento fundamental para o processo de alfabetização científica (AC) dos indivíduos. Em virtude disso, se faz necessário discutir sobre a ciência, seus processos de produção, comunicação e validação em todos os níveis educativos, o que inclui, a formação inicial de professores. Partindo desses pressupostos, essa pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: Como tem sido desenvolvido o processo de AC, no que tange a natureza da ciência, nos cursos de Licenciatura em Química do IFRN? Para isso, esse trabalho apresenta uma pesquisa de métodos mistos, caráter exploratório e natureza básica. Os sujeitos da pesquisa serão licenciandos e professores formadores dos cursos de Licenciatura em Química do IFRN pertencentes à mesorregião Oeste Potiguar. O estudo será desenvolvido em três etapas: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aplicação de um questionário estruturado a partir da escala de Likert e realização de entrevistas semiestruturadas. As informações obtidas serão analisadas mediante a análise de conteúdo associada ao software IRAMUTEQ, bem como, a partir de elementos da estatística descritiva. Os resultados parciais, oriundos da análise documental do PPC das licenciaturas, apontaram para a presença de elementos que viabilizam a discussão sobre a AC, porém, com algumas lacunas direcionadas ao eixo relativo à NdC, como a escassez de discussões dessa natureza nas disciplinas de caráter específico e a ausência de bibliografias relevantes no contexto da temática. Tais resultados conduzem à reflexão acerca da importância de repensar os currículos de formação inicial de professores, de maneira a favorecer e ofertar subsídios para discussões efetivas sobre a ciência e seus processos. Dessa forma, mesmo diante da falta de um consenso na literatura sobre a definição da NdC e da complexidade que envolve o termo, defendemos sua importância como um elemento basilar para romper com visões equivocadas da ciência e colaborar com uma AC crítica e efetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interna - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Interno - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 07:50
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