POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA SALES
DATA : 05/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Digital: via Google Meet
TÍTULO:

O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ SOB O ENFOQUE DA RELAÇÃO ACT E CTS.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial. Licenciatura em Química. ACT. CTS.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Essa pesquisa está sendo construída com o objetivo de compreender a presença da abordagem da Alfabetização Científica Tecnológica (ACT) e Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação dos professores de Química do curso de Licenciatura em Química ofertado no Instituto Federal do Ceará. É uma pesquisa de caráter exploratório de natureza básica e possui como instrumentos para a coleta de dados a análise documental, segundo Bardin (2002), dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) e a utilização de entrevistas semiestruturadas a serem aplicadas aos professores da disciplina de Didática do Ensino de Química cujos dados serão codificados e trabalhados no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) para que sejam tratados de forma qualiquantitativamente buscando aspectos explícitos e implícitos sobre as relações entre CTS e ACT. O embasamento teórico está sendo construído de acordo com as discussões sobre ensino de ciências propostas por Cachapuz (2005), a categorização da ACT apresentada por Sasseron e Carvalho (2011), ancorado nos estudos Auler (2002), sobre CTS e de Lorenzetti (2001) sobre a formação de professores de ciências. Como resultados parciais, a partir da análise dos PPC, foi verificada a presença implícita de termos que podem ser relacionados a construção de um currículo em CTS. Deseja-se desenvolver um trabalho que contribua para as discussões acerca da construção dos currículos de formação de professores com base na interdisciplinaridade e a contextualização dos temas relativos a CTS por meio do enfoque da ACT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interna - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 07:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02