Banca de DEFESA: JUSSARA DE LUNA BATISTA

DISCENTE : JUSSARA DE LUNA BATISTA
DATA : 31/07/2022
LOCAL: UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONAL DO CEARÁ: CONTRIBUIÇÕES DA PARTE DIVERSIFICADA DO CURRRÍCULO NA FORMAÇÃO INTEGRAL (2008 – 2021).

Educação Profissional. Currículo. Ciclo de Políticas. Ceará. Parte Diversificada.

No presente trabalho foram estudadas as políticas de educação profissional do Ceará, iniciadas em 2008, e atualmente responsáveis pela formação técnica e qualificação para o mundo do trabalho dos jovens cearenses, em especial no que trata da parte diversificada do currículo ofertada nessas escolas. A educação profissional com sua modalidade de organização curricular dentro das escolas tem sido apontada como a melhor formação educacional, em especial para aqueles indivíduos que necessitam, de maneira mais urgente, ingressar no concorrido e competitivo mercado de trabalho. Partimos do pressuposto presente na abordagem do Ciclo de Políticas de que uma política, mais especificamente educacional, não é simplesmente implantada dentro das escolas. E, dentro dessa perspectiva, os contextos da prática são os locais de fazer a política, onde acontecem a todo momento disputas e negociações de sentido, criando e recriando interpretações políticas em um movimento constante. O objetivo de pesquisa é responder: quais as contribuições da parte diversificada do currículo na formação integral dos estudantes em nível médio, na modalidade profissional? Assim, o objetivo geral foi de analisar a parte diversificada do currículo em relação ao que ela contribui para a formação integral dos estudantes das escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no Ceará. A metodologia utilizada foi a qualitativa, iniciada com levantamento bibliográfico do tema e seguido por a pesquisa de campo na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime de Alencar Oliveira, localizada em Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas junto ao núcleo gestor e professores dessa escola. Os resultados apontam para um entendimento dos atores que atuam no contexto da prática sobre as contribuições da parte diversificada do currículo, a saber: o protagonismo dos estudantes nas suas escolhas de vida; a escola como etapa importante do seu desenvolvimento e a perspectiva de futuro; o desenvolvimento de competências socioemocionais; expandir as formas de saber e se relacionar com o mundo e a realidade. Importante ressaltar que toda a pesquisa de campo foi desenvolvida no contexto da pandemia do novo coronavírus, com alteração da dinâmica da escola a partir do fechamento para isolamento social.

Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS