Banca de DEFESA: VITÓRIA MARIA CUNHA

DISCENTE : VITÓRIA MARIA CUNHA
DATA : 26/07/2022
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN . Sala FE, 4º período.

Ensino Médio em Tempo Integral: Recontextualização do currículo na perspectiva docente.

Escola em tempo integral. Currículo. Docente.

O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar a recontextualização do currículo, na perspectiva docente, na escola de ensino médio em tempo integral no Estado do Ceará. Como objetivos específicos pretende-se: 1. Historicizar os caminhos da educação em tempo integral no Brasil e no Ceará. 2. Discutir a política educacional das escolas de ensino médio em tempo integral a partir da abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e colaboradores. 3. Descrever práticas docentes que recontextualizam o currículo na política da escola de ensino médio em tempo integral no Estado do Ceará. Com essa pesquisa, buscamos compreender como acontece a recontextualização do currículo na escola de ensino médio em tempo integral na perspectiva docente. Para realização do trabalho, utilizou-se como base teórica o ciclo de políticas de Ball e Bowe (Bowe et al., 1992), que nos faz compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Também nos apoiamos em estudos realizados por Macedo e Lopes que refletem sobre a articulação e recontextualização do currículo dentro do contexto da escola. Para construção da pesquisa, utilizaremos, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral e entrevista semiestruturada com os docentes da escola em análise. A pesquisa propõe contribuir com a visão teórica pós-estruturalista, buscando compreender o processo de recontextualização do currículo em uma perspectiva docente na política da escola de Ensino Médio em tempo integral.

Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS