O ENSINO DA COESÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM TEXTUAL.
Coesão Textual. Língua Portuguesa. Linguística Textual. Livro Didático.
Nessa pesquisa, buscamos analisar o ensino de coesão textual em livros didáticos, de Língua Portuguesa, que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tal, compreendemos que o fenômeno da coesão textual colabora para a coerência lógica do texto, tornando-o compreensível, ordenado e persuasivo ao leitor. A coesão estabelece uma relação entre os elementos da superfície do texto e os sentidos, constituindo um processo fundamental para a sua produção segundo Antunes (2005). Diante dessa premissa, consideramos a coesão textual, de caráter referencial, como objeto central da nossa pesquisa ao investigar os conceitos que fundamentam seu ensino a partir da análise das atividades dos Livros Didáticos, de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovados e selecionados a partir do PNLD. Como objetivos específicos buscamos identificar, comparar e interpretar os aspectos gramaticais quanto à coesão textual no Livro Didático e também pontuar as principais mudanças conceituais adotadas nas obras selecionadas sempre em consonância as contribuições da LT. Nossa pesquisa situa-se no campo da Linguística Textual e, para tanto, dialogamos com autores como Koch (1989, 2002, 2004, 2006), Antunes (2005) e Marcsuchi (1983,1998, 2012). No que concerne ao livro didático, nos fundamentamos em Dionísio (2020) e Bunzen (2005, 2009, 2020). A metodologia adotada para essa pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza documental, baseando-nos na sequência de procedimentos sugeridos por Paiva (2019), Coracini (2011) e Gil (2008). A análise documental se detém sobre quatro obras didáticas, de Língua Portuguesa, destinadas as turmas dos anos finais do ensino fundamental II, são elas: Comunicação em Língua Portuguesa dos autores Carlos Faraco e Francisco Moura de 1985; Português Através dos Textos de Magda Soares de 1998/1999; Português e Linguagens, terceira obra dos autores Thereza Cochar Magalhães e William Roberto Cereja de 2005; e por último, Tecendo Linguagens, de Lucy Aparecida Melo Araújo. Todas as obras mencionadas foram aprovadas pelo PNLD. Desse modo os livros didáticos analisados nessa dissertação apresentaram transformações didáticas e conceituais, na perspectiva de agregar práticas de ensino produtivas para o ensino de língua portuguesa. Como resultado dessas reflexões acerca do ensino da coesão textual, por meio do livro didático, apresentadas nessa dissertação nos faz constatar que esse recurso pedagógico é um dos referenciais básicos para o trabalho do professor, no processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental ensino produtivas para o ensino de língua portuguesa.