DISCURSOS SOBRE AS LUTAS NA COLEÇÃO DIDÁTICA PRÁTICAS CORPORAIS: GOVERNO, CORPO E SUBJETIVIDADE NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE).
Ensino. Lutas. Livro Didático. Discurso. Educação Física Escolar.
O ensino das lutas, no âmbito da Educação Física Escolar (EFE), está orientado nos documentos oficiais, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém, muitas vezes, esse conteúdo é negligenciado em detrimento de outros, tidos como hegemônicos na EFE, como é o caso do futsal. Além disso, outros fatores também contribuem como, por exemplo, o discurso que atrela as lutas aos atos de violência. Partindo disso, este trabalho tem objetivo geral analisar os discursos sobre as lutas na coleção didática Prática Corporais, com o intuito de investigar a produção de formas de governo do corpo e da subjetividade dos discentes no do ensino de EFE. Especificamente busca-se: descrever as condições históricas e as modificações curriculares que permitiram a produção materiais didáticos de apoio ao professor da disciplina de EFE para a educação básica no Brasil; identificar, na produção de discursos acerca das lutas na coleção didática Práticas Corporais e as formas de governo dos corpos e das subjetividades dos discentes; problematizar os impactos dos discursos sobre as lutas na consecução do ensino de EFE na educação básica. o presente trabalho constitui-se uma pesquisa descritiva, pois busca descrever as características de determinados fenômenos ou população; no nosso caso, a exploração das lutas na coleção didática Práticas Corporais (2017). Trata-se também de uma pesquisa documental, pois analisa materiais que ainda não foram analisados ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa, a saber: a coleção didática antes mencionada.