POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MÔNICA RAQUEL DE ANDRADE BRITO

DISCENTE : MÔNICA RAQUEL DE ANDRADE BRITO
DATA : 26/07/2022
LOCAL: UERN

A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Palavras-chave: currículo, interdisciplinaridade, educação integral.

Nossa pesquisa tem como objetivo analisar a recontextualização da interdisciplinaridade do Programa de Educação em Tempo Integral do Rio Grande do Norte no contexto da prática, perpassando pelos seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar estado do conhecimento sobre as práticas interdisciplinares na educação básica; 2. Discutir o conceito de interdisciplinaridade na educação básica nos documentos curriculares para o ensino médio e 3. Analisar, na perspectiva dos professores, como a interdisciplinaridade se constrói no espaço escolar. Como meio para responder aos objetivos aferidos realizaremos uma pesquisa de cunho qualitativo, de natureza básica e percorremos o seguinte caminho metodológico: iniciamos com levantamento bibliográfico para o estado do conhecimento, análise dos documentos oficiais para o ensino médio e finalizando com a realização de entrevistas semiestruturadas. No estado do conhecimento procuramos mapear e perceber práticas interdisciplinares desenvolvidas na educação básica, em seguida discutimos o conceito de interdisciplinaridade nos documentos oficiais para o ensino médio e por fim realizamos entrevistas semiestruturadas no intuito de compreender a recontextualização da interdisciplinaridade na perspectiva dos professores. Para tanto, nos aproximamos do aporte teórico o ciclo de políticas de Ball e Bowe (2016) que nos auxilia pensar a política como processo que é diverso e formulado em diferentes níveis de compreensão e tradução, traçado por influências econômicas e sociais das instituições, pessoas e interesses. Compreendemos a política de currículo como texto e discurso, nunca entendidos de forma isolada e sempre sujeitos aos contextos, incorporando os sentidos por onde transitam. Nos apoiamos no entendimento de recontextualização por hibridismo a partir das concepções de Lopes, Cunha e Costa (2013) que nos permite compreender como os sujeitos e as instituições se articulam na formulação de políticas no contexto escolar. Na análise do contexto da prática da escola Sonhar ressaltamos os principais pontos das falas dos professores entrevistados no direcionamento para o entendimento de como acontece a recontextualização do currículo na escola. Concluímos esse texto com a seção do contexto da prática, onde fomos percebendo a recontextualização da interdisciplinaridade na tentativa constante de entrelaçamento dos conhecimentos e métodos das diferentes disciplinas escolares, além da busca pela conexão entre o conhecimento prévio do estudante ao conhecimento desenvolvido nas disciplinas escolares, uma busca constante desses professores pelo fazer sentido entre o que se ensina ao que os estudantes já sabem e apreendem.

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMAO MARTINS - UNILAB
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN