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Banca de DEFESA: LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA
DATA : 29/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
TÍTULO:

O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA COM A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS).


PALAVRAS-CHAVES:

Educação CTS. Química. Aprendizagem. Cinética Química. Material didático.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem apresentado grandes contribuições no âmbito da pesquisa, levando em consideração a sua implementação nos espaços formais e não formais de ensino. Esta consegue contribuir na promoção da alfabetização científica, motivação dos alunos perante a aprendizagem de determinado(s) conteúdo(s) e na formação integral do sujeito. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo geral “Compreender as possibilidades de apropriação da educação CTS no conteúdo de cinética química na visão de licenciandos do curso de Química”. A pesquisa se classifica como sendo de abordagem mista, seguindo o modelo de estratégia de triangulação concomitante, básica e aplicada, exploratória, bibliográfica e pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa são licenciandos do curso de Química da UERN, campus central, Mossoró/RN e professores avaliadores que tenham formação em química e lecionam no ensino superior. Para se atingir o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico, por meio de um estado do conhecimento em 19 periódicos nacionais e internacionais; entrevista de sondagem com os discentes participantes; e o roteiro de avaliação do material didático que foi elaborado, tendo como respondentes os professores avaliadores. Após os recolhimentos dos dados, deu-se início ao processo de análise dos dados, em que se utilizou de três métodos: Análise de discurso de Bardin (2011), o software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2 e análise por especialistas, em que foi utilizada para análise do roteiro de avaliação do material didático. Por meio do estado do conhecimento, foi possível realizar um mapeamento em periódicos da Ibero-América que abordam sobre a temática da cinética química. A maior parte dos trabalhos tratava-se de investigações em sala de aula, tendo sido realizadas majoritariamente, na educação básica. As análises textuais com apoio do IRAMUTEQ, permitiu uma melhor visualização dos trabalhos e corroboram com a análise de conteúdo, no que diz respeito as temáticas que são discutidas com maior frequência nos trabalhos, as propostas de ensino e o contexto, na qual as pesquisas estão centradas. A análise das entrevistas realizadas com os discentes permitiu perceber que a abordagem CTS é vista pelos estudantes como uma perspectiva que contribui para o protagonismo estudantil, a formação cidadã, e o desenvolvimento do pensamento crítico. É interessante frisar que estes possuem uma visão positivista e neutra sobre a ciência e as tecnologias, na qual caracterizam-se com pensamentos voltados para o modelo de decisões tecnocráticas. Por meio das respostas obtidas através do roteiro de avaliação, foi possível perceber que os professores avaliadores concordam que o material didático produzido se mostra adequado para o ensino e aprendizagem de conceitos da cinética química. Assim, por meio do desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber as possibilidades de abordar a educação CTS dentro do conteúdo de cinética química, tendo em vista as suas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - YAIR ALEXANDER PORRAS CONTRERAS
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externa à Instituição - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS CALDEIRA - UERN
Externa à Instituição - JOSIVÂNIA MARISA DANTAS - UFRN
Interno - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 07:53
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