POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAFE RIBEIRO DE FIGUEIREDO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAFE RIBEIRO DE FIGUEIREDO FILHO
DATA : 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOCENTE NA ATUAÇÃO DA POLÍTICA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA EM CONTEXTO PANDÊMICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Base Nacional Comum Curricular; Abordagem do Ciclo de Políticas; Teoria de Atuação; Currículo; Políticas de Currículo.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Este estudo parte do objetivo de analisar a percepção de docentes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana ao atuarem a Base Nacional Comum Curricular em um contexto pandêmico. Com vistas a atingir este propósito perpassaremos alguns objetivos específicos, a saber: Analisar os decretos normativos estaduais referentes ao combate da Covid-19; Investigar a percepção das implicações dos decretos normativos no contexto da prática da escola por parte de docentes; Analisar as percepções dos docentes no andamento das discussões curriculares da Base Nacional Comum Curricular no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana face à pandemia de Covid-19. Ciente da complexidade da pesquisa científica que parte de um contexto social optamos por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório onde analisaremos documentos oficiais como a LDB/96 e DCNs, entre outros, de forma a percorrer o caminho trilhado pela ideia de uma Base Nacional até a homologação de seu texto final. Também analisaremos os Decretos emitidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte relacionados ao combate da COVID-19 de forma a evidenciar o contexto pandêmico vivido no ínterim da pesquisa e também a implicação destes no contexto da prática dos professores no locus da pesquisa. Por fim realizaremos entrevistas semiestruturadas com os fins de analisar as falas dos professores evidenciando suas percepções ao atuarem a Base. A partir de uma leitura de Ball (AVELAR, 2016) rejeitamos a ideia de que políticas são implementadas e, dentro da Abordagem do Ciclo de Políticas nos permitimos compreender os processos formadores da política a partir de contextos não estáticos. Nos apropriamos das contribuições da teoria da atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016) na tentativa de escapar da noção linear de uma política escrita por um e implementada por outro para avançar em direção à noção de atuação, um processo criativo que decodifica, recodifica e ressignifica os textos prescritos. Dado que a Base trata-se de uma política de currículo que intenta signifixar sentidos, recorremos à Lopes (1999) e Macedo (2009) para problematizar a política no campo curricular indo além do caráter estadocêntrico de forma a evidenciar os embates políticos no contexto da prática.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 630.231.304-00 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 12:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03